Diodo RETIFICADOR

739 palavras 3 páginas
Retificador de onda completa é um circuito que transforma a corrente alternada (ac) em corrente contínua (dc) aproveitando tanto o semiciclo negativo quanto o positivo do transformador ou rede, ele consegue fazer isso por ao invés de usar um ele usa dois diodos em paralelo ou quatro quando se tratar de um circuito retificador em ponte contudo, ele se torna um retificador muito mais eficaz do que o de meia onda.
Retificador trifásico de onda completa não controlado
Objetivo
O objetivo dessa prática foi verificar os conhecimentos adquiridos sobre esse tipo de retificador, como a sua montagem, a forma de onda retificada, as tensões de saída, etc. ligando na saída dos dispositivos retificadores uma carga
Bases teóricas
Retificador é um dispositivo que permite que uma tensão ou corrente alternada(CA) (normalmente senoidal) seja transformada em contínua. Existem vários tipos de retificadores, mas vamos tratar aqui do retificador trifásico de onda completa não controlado.
O retificador trifásico de onda completa não controlado, é assim chamado por que é usado em sistema trifásico e onda completa pois aproveita todo o ciclo da onda, tanto positivo quanto negativo e não controlado pois usa diodos que são dispositivos não controlado. Veja abaixo o esquema de retificador trifásico de onda completa não controlado: Conduzirá o diodo que estiver na tensão mais positiva e o que estiver na tensão mais negativa no momento, e cada par de diodos conduzirá por 60º e cada diodo conduzirá por 120º. A freqüência da tensão retificada é igual a 6 vezes a freqüência das tensões de alimentação.
Veja abaixo o esquema retificado: Podemos observar que a partir de 30º os diodos D1 e D5 estão respectivamente nas tensões mais positiva e mais negativa assim eles conduziram até o próximo cruzamento em que o diodo D6 fica na tensão mais negativa e assim conduzirá no lugar de D5 e assim será até o próximo cruzamento.
O retificador trifásico de onda completa é um dos circuitos mais

Relacionados

  • Compressor de palhetas
    15058 palavras | 61 páginas