Dinamicas filosoficas

Páginas: 12 (2767 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013
 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE engenharia QUÍMICA



DOUGLAS JIVAGO BALARDINI









Dinâmica das Ideias filosóficas e sociais




Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia do Curso de Graduação em Engenharia Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná como forma parcial e/ou total de avaliação referente a 2aParcial.

Orientador: Prof. Léo Peruzzo



cURITIBA
2013


A FORMAÇÃO DE UMA MENTALIDADE RACIONAL

A evolução das sociedades é extremamente complexa e difícil exatidão. No entanto, há um ponto comum entre os pesquisadores e historiadores: a “ciência” dos povoas mesopotâmicos desempenha um papel fundamental na constituição da cultura ocidental. É a partir deste ponto que esperamosfazer uma construção dos principais fatores que permitiram a formação da mentalidade racional, fator decisivo para o desenvolvimento de uma nova fase da história da evolução. O “período de ingenuidade” inicia-se com os povos mesopotâmicos, por volta de V milênio antes de Cristo. Região localizada entre o Rio Tigre e o Rio Eufrates, foram os responsáveis pelo desenvolvimento dos primeiros grupossociais preocupados com a vida social, econômica e religiosa, e entre os mesopotâmicos, encontram-se:
- Sumérios: Estavam organizados em Cidades-Estados. Governado apenas por um sacerdote que aos poucos foi descentralizado e passou para os chefes militares, os quais organizavam a vida social destas cidades. Agricultura diversificada, e eles foram responsáveis pelo desenvolvimento da escrita cuneiforme.- Babilônicos: Construíram suas cidades ao longo do Rio Eufrates. Foram os primeiros a desenvolver um calendário preciso e a utilizar um sistema astronômicos criando um relógio a partir da observação do sol. O rei Hammurábi (1810 – 1750 a.C) foi o responsável pela grande ruptura entre a tradição oral e o código de leis escrita, criando o Código de Hammurábi. A sociedade estava disposta em trêscamadas sociais, os homens livres, os funcionários públicos e a ultima os escravos que eram a minoria.
- Assírios: Habitavam no norte da Mesopotâmica, onde as classes políticas dominantes eram formadas por comandantes militares. Os assírios foram os primeiros a pensar uma nova ideia de administração imperial, dividindo o território em pequenos governos locais.
- Caldeus: Povo de origem semitaque habitavam no sul da Mesopotâmica. Principal atividade econômica era a agricultura. Aperfeiçoaram a matemática com a invenção do círculo com 360 graus e a hora de 60 minutos, sábios conhecedores de astronomia.
Nesta linda histórica, podemos apontar que o povo hebreu marca significativamente a cultura ocidental. São eles responsáveis pela construção da “imagem moral do ocidente”, depoisassimilada e transformada pelo Cristianismo. Os hebreus eram em sua maioria pastores que também começaram a desenvolver códigos estabelecendo direitos e obrigações coletivas. Estes códigos passaram a diferenciar quem pertencia à sociedade daqueles que eram estrangeiros e escravos.
Por volta do ano de 1250 a.C Móises ( descente da tribo de Levi) reconduz o povo à Palestina, movimento conhecidos como“êxodo”. Móises teria recebido a Tábua dos Des Mandamentos diretamente de Deus no Monte de Horebe. Estes mandamentos estavam escritos em tábuas de pedras.
A Lei Mosaica, implementada há alguns séculos entre o povo judeu, não admitia apenas a observação e o seguimentos dos preceitos exigidos e descritos na legislação. Alguns exemplos destas condições são:
- Direito à indenização por danos;
-Indenização por danos morais;
- Proteção aos Animais;
- Proibição ao Falso Testemunho – Perjúrio
- Divórcio;
- Adultério;
- Homicídio Doloso;
- Corrupção;
- Prova Testemunhal;
- Inviolabilidade de Domicílio.
A pena mais comum nas Leis Mosaica é a “lapidação”, ou também mais comumente conhecida por ser a “morte por apedrejamento”.
A partir do século VII a.C., floresce nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofica
  • Filosofica
  • filosófica
  • dinãmica
  • Dinâmicas
  • Dinamicas
  • Dinamica
  • Dinâmicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!