Dinamica socioambiental dos catadores de flores em Diamantina

Páginas: 9 (2104 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Introdução:
O presente trabalho tem como objetivo emitir um relatório baseado em uma visita de campo, onde podem ser observados diversos fatores de conflitos de ordem socioambientais.
A questão Ambiental tem ganhado relevância mundialmente. Tem crescido o número de pessoas que estão percebendo a necessidade de deixar às gerações futuras um mundo habitável. Os impactos causados têm levado areflexão sobre os recursos utilizados e o destino de seus produtos. Ainda é possível diminuir o impacto das ações humanas sobre o Planeta e garantir a sua sustentabilidade. Embora haja aspectos não desejáveis das relações humanas no ambiente, as discussões sobre os temas de proteção e conservação ambientais e as ações neste sentido têm avançado e mobilizado diversos segmentos sociais.Intervenções humanas ou de outras espécies acontecem diariamente nos ambientes do Planeta. Muitas delas não são percebidas a olho nu ou não podem ser monitoradas pelo ser humano devido às limitações naturais da espécie. As paisagens ambientais sejam geográficas, políticas, culturais ou sócio econômicos, inevitavelmente sofrem modificações e muitas vezes interagem com o ambiente de maneira satisfatória.
Com oobjetivo de moradia ou outros investimentos o ser humano vem disputando espaços cada vez menores nas cidades. Comunidades tradicionais estão sendo atingidas o capitalismo está cada vez mais inserido nas produções agrícolas rurais. O campesinato está se tornando mais restrito e as áreas rurais sofrendo intervenções de variados empreendimentos e negócios A possibilidade do esgotamento dos recursosnaturais, não está descartada. O Homem faz uso dos recursos da natureza conforme disponibilidade e possibilidade de acesso; transformam o ambiente e deve responder por isso, portanto as intervenções humanas devem ser responsáveis evitando assim prejuízos socioambientais e econômicos os quais podem não serem reversíveis. É necessária que aja uma conciliação entre o desenvolvimento, integraçãosocial e proteção ao máximo os recursos naturais, com uma política sustentável posta em prática muito se ganha em qualidade de vida para todos.

Estudo de caso:
Paraopeba foi o primeiro destinatário da viagem, a parada se deu restaurante “Leite ao pé da vaca”. A agroecologia é frisada na região, pautando uma alternativa a agricultura familiar sendo economicamente factível e mediando os aspectossocioambientais, qualificando a sustentabilidade. A implementação da agroecologia foi afixada através de um projeto de uma ONG do norte de Minas que trabalha com muitas comunidades e povos tradicionais, essa iniciativa demonstra a possibilidade de integrar membros de comunidades na geração de renda estes que, por muitas vezes são diretamente atingidos e exclusos dos processos de modernização docampo.
A agroecologia está em processo de expansão tendo sua importância reconhecida juntamente com a relevância da proteção aos recursos naturais. A coligação desses dois conceitos amplia além ótica ambiental, integra também a inclusão social de povos que vivem de maneira alternativa tornando fortes aliados na conduta e aplicação da sustentabilidade.
Entende-se por agroecologia "A abordagemagroecológica propõe mudanças profundas nos sistemas e nas formas de produção. Na base dessa mudança está a filosofia de se produzir de acordo com as leis e as dinâmicas que regem os ecossistemas – uma produção com e não contra a natureza. Propõe, portanto, novas formas de apropriação dos recursos naturais que devem se materializar em estratégias e tecnologias condizentes com a filosofia-base"definição proposta pela pesquisadora Ivani Guterres. A pesquisadora sugere também que vivemos em uma crise conjuntural no atual sistema de desenvolvimento capitalista, onde a agroecologia se torna uma via fundamental para a consolidação de um desenvolvimento mais sustentável partindo da ótica que a crise se deu com a exploração natural e social do agronegócio, “A crise que vivemos é uma crise...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Catadores de lixo e a questao socioambiental
  • Dinâmica das flores
  • AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DE UMA ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM CAMPINA GRANDE – PB
  • Eu sou catador
  • Flores
  • SocioAmbiental
  • Chapada Diamantina
  • Socioambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!