DINAMICA DO CONJUNTO PISTAO,BIELA E ARVORE DE MANIVELAS

396 palavras 2 páginas
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Laboratório de Motores a Combustão

Prática – I Montagem Cabeçote

Integrantes: Bruno de Freitas Huanderson

18 de Agosto de 2014
Coronel Fabriciano – MG
Introdução
O motor de combustão interna é dividido em três componentes básicos: bloco,cabeçote e cárter, cada qual com sua devida importância. Iremos enfatizar o componente cabeçote conhecido como tampão ou parte superior do motor, que em seu interior apresenta galerias em torno das camaras de combustão quando arrefecidos por água e aletas quando arrefecido por ar. Os cabeçote são fabricados em alumínio ou em ferro fundido dependendo da necessidade de arrefecimento.
A vedação do cabeçote se dá por intermédio de uma junta aonde o aperto dos parafusos de fixação deve ser feito conforme prescrição do fabricante, seguindo uma ordem em sentido de cruz do centro para as extremidades.
Objetivo
Conhece as principais importância e suas finalidades,desmontagem e montagem do mesmo,ferramentas necessárias e sequençias de apertos.
Relatório
Em primeiro instante retiramos a tampa de válvula onde se encontra os parafusos de fixação e onde se pode observar melhor o eixo comando de válvula,balancim e tuxos. Em seguida retiramos o coletor de admissão e sua junta e compreendemos sua finalidade. Retiramos logo após o coletor de escape,e logo em seguida a sequençia de desaperto de fixação do cabeçote. Com isso podemos visualizar a junta do cabeçote que faz vedação do bloco com o cabeçote.Aprendemos a maneira correta de usá-lo,pois usado de maneira incorreta e sendo apertado logo em seguida acarretara em problemas mecânicos.Essa foi a aula pratica de desmontagem do cabeçote do Motor GM do Vectra 2.2 8V.
Conclusão
A prática realizada possibilitou a visualização dos componentes do motor, onde foi desmontado o cabeçote, utilizando - se de ferramentas manuais retirando assim todos os itens de

Relacionados