Dinâmica

Páginas: 23 (5599 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2012
Blocos de Construção

Categorias:
- Comunicação
- Comunicação verbal

Objetivos:
Permitir que os participantes observem que a comunicação em um só sentido não funciona e como seria a situação se a comunicação se estabelecesse nos dois sentidos.  

Nº de Participantes:
Não há limites  

Material:
Mesa com algum tipo de divisória (pode ser um pedaço de tecido) que impeça que doisparticipantes, sentados frente à frente, se vejam; Dois jogos idênticos de blocos de construção, mas com alguns blocos de cores diferentes para provocar maior confusão.  

Desenrolar:
O facilitador solicita dois voluntários: um que acredite ser bom comunicador e outro que acredite ser bom ouvinte.

Os voluntários dirigem-se à frente do grupo e sentam-se em uma mesa que tenha sido previamentepreparada. Essa mesa deve ter uma cadeira em cada extremidade e uma divisão no centro, de forma que nenhum dos voluntários consiga ver o outro lado. Os demais membros do grupo devem ficar em pé ao redor da mesa, de modo que possam ver o que ocorre em cada uma das divisões.

Todos devem permanecer em silêncio durante as fases de comunicação.

O facilitador dá a cada voluntário um jogo de blocos deconstrução, informando que o jogo de cada um deles tem peças de formato idêntico às do outro.

Inicialmente pede-se "comunicador" que construa alguma coisa com seu jogo de blocos.Quando ele tiver terminado, pede-se que dê instruções verbais ao "ouvinte" sobre como construir exatamente a mesma coisa. O "ouvinte" deve seguir as instruções recebidas sem falar ou perguntar nada ao "comunicador".Quando as instruções tiverem acabado o facilitador permite que cada um dos voluntários veja o modelo construído pelo outro.

Deve-se promover, então, uma discussão que aborde e enfatize o fato de que os dois sentidos são essenciais para haver boa comunicação.

O facilitador solicita que os voluntários troquem de papéis e repitam o exercício. Desta vez, o "ouvinte" pode questionar qualquerinstrução que não tenha entendido claramente. O "comunicador" também deve procurar obter feedback sobre como as instruções foram executadas.

Ao final o facilitador permite que cada um dos voluntários olhe o modelo construído pelo outro. Desta vez eles devem ser muito semelhantes.

Nota: Durante a discussão, o facilitador deve assegurar-se de que os voluntários não sejam vistos como poucohabilidosos em razão do desempenho no exercício.

Pontos para discussão
• É possível conseguir-se uma boa comunicação em um só sentido?
• O que é essencial para se estabelecer uma comunicação de boa qualidade?
• De quem é o papel mais importe? Do comunicador ou do ouvinte?
Variações

Os blocos de construção podem ser substituídos por 2 conjuntos de papéis cortados em formatos especiais.Os formatos devem ser idênticos, mas o conjunto de cores deve ser diferente.


Caixeiro Viajante

Categorias:
- Comunicação verbal

Objetivos:
Como falar com um objetivo preciso a um auditório determinado de modo concreto e claro sem pouco tempo. Como tornar atraente uma mensagem que se transmite.  

Nº de Participantes:
Não há limites  

Material:
Diferentes produtos para osparticipantes de cada grupo.  

Desenrolar:
O facilitador deve motivar as pessoas a se imaginarem como alguém que está numa feira pública precisando vender alguma coisa para os milhares de espectadores. Pode-se um objeto ou uma idéia. Divididos em grupos, os participantes escolhem o que irão vender. Em seguida, cada um expõe seu discurso de vendedor para o restante do grupo em 2 minutos. O vendedor,deve gesticular, animar, gritar, fazer o que for preciso para vender o produto (ou idéia). Depois que todos tenham feito a sua "venda", o grupo avalia e escolhe o melhor vendedor. Reunidos em plenária, cada grupo apresenta seu melhor vendedor. Podem, inclusive, resolver que todo o grupo tentará vender um mesmo produto na plenária.
Faz-se uma votação para escolher o melhor vendedor, clareando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dinâmicas
  • Dinamicas
  • Dinamica
  • Dinâmicas
  • Dinamica
  • Dinamica
  • dinamicas
  • dinamica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!