Dinâmica populacional e meio ambiente ENGENHARIA AMBIENTAL

Páginas: 5 (1071 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2014

DECC - Departamento de Engenharia e Ciências da Computação
Curso de Engenharia Civil
Disciplina: Engenharia Ambiental










“Dinâmica populacional e meio ambiente.”




Aluno:











Santo Ângelo, 22 de agosto de 2014
1 – OBJETIVO
Este trabalho tem por objetivo estudar os riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana causados pela engenhariacivil e outras diversas formas.

2 – INTRODUÇÃO
O crescimento desordenado da cidade e a ocupação irregular de áreas insalubres e ribeirinhas ocasionam uma série de impactos ambientais devido ao desmatamento de matas nativas e ciliares, resultante da atividade econômica da extração e beneficiamento de madeira, característica no período inicial de expansão urbana, agravados posteriormente peloassoreamento dos leitos dos rios e córregos internos à malha urbana e pela poluição por esgoto e lixo doméstico.
Considera-se que toda área degradada pela ocupação urbana sem mecanismos de controle ou ainda fiscalização acarreta, de alguma forma, problemas ambientais de maior ou menor grandeza, atingindo diretamente a população do entorno e gerando custos nem sempre dimensionados pelo gestorpúblico. Surge assim a gestão ambiental como um elemento novo e necessário para analisar os aspectos envolvidos na valoração econômica para recuperação de áreas degradadas pela expansão urbana, adotando como referência parâmetros de sustentabilidade e eficiência que propiciem uma reestruturação urbana ecológica e que incorporem estes aspectos em novas técnicas de gestão, planejamento e controleambiental.
Segundo Miller, nosso planeta pode ser comparado com uma astronave deslocando-se no espaço sideral sem possibilidade de parada para reabastecimento, mas dispondo de um eficiente sistema de aproveitamento de energia solar e de reciclagem de matéria. O uso de energia implica na degradação de sua qualidade. Como consequência da Lei da conservação de massa, os resíduos energéticos somados aosresíduos de matéria, alteram a qualidade do meio ambiente no interior dessa astronave. Assim, os passageiros, utilizando-se da inesgotável energia solar, processam, por meio de sua tecnologia e de seu metabolismo, os recursos naturais finitos, gerando algum tipo de poluição. Do equilíbrio entre esses três elementos (população, recursos naturais e poluição) dependerão do nível de qualidade de vida noplaneta.
Nos trabalhos de (Egler, 1996) é possível perceber que são sugeridas três propostas como análise de avaliação para os riscos ambientais:
Risco Social, carência de condições sociais ao acesso de serviços básicos como, água tratada, esgoto e coleta de lixo.

Risco Natural: associado à vulnerabilidade dos eventos naturais.

Risco Tecnológico; associado aos riscos danosos a vida emcurto, médio e longo prazo em consequência de vazamentos, explosões ou derramamento de produtos tóxicos.

3 – MÉTODOS E MATERIAIS
O artigo “ENGENHARIA, MEIO AMBIENTE E A EXPANSÃO URBANA da Revista Internacional de Direito e Cidadania, n. 3, p. 149-157, fevereiro/2009” afirma que apesar de intervir a engenharia civil, por meio das obras que realiza diretamente no meio ambiente, este não é,infelizmente, um tema tratado com a habitualidade e profundidades necessárias nos projetos e eventos técnico-científicos na área geotécnica.
No contexto geral, as obras geotécnicas são muitas vezes causadoras de grandes impactos e mesmo danos ambientais.
São vários os princípios de direito ambiental importantes para a preservação e sustentabilidade do meio ambiente. No entanto, no que tange à prática daengenharia civil, nela se inserindo. As áreas geotécnicas, duas se destacam: o princípio da prevenção e o princípio da precaução. Dão sustentação a esses princípios a Constituição Federal, Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e 
à coletividade o dever de defendê-lo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crescimento populacional e meio ambiente
  • Crescimento Populacional e o Meio Ambiente
  • Dinâmica ambiental e tipologia de ambiente
  • A explora o do meio ambiente e o crescimento populacional
  • Engenharia e meio ambiente
  • ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE
  • A Engenharia e o Meio Ambiente
  • engenharia e meio ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!