Dinâmica de Grupo - histórico, conceito e fenômenos.

Páginas: 16 (3848 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA – UNICEUB
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE - FACES
CURSO DE PSICOLOGIA
DINÂMICA DE GRUPO E RELAÇÕES HUMANAS





 RELATÓRIO DE DINÂMICA DE GRUPO E RELAÇÕES HUMANAS
FASE AFETIVA





Brasília
Novembro de 2013
Sumário
Resumo iii
Introdução iv
1.1O histórico da Dinâmica de Grupo iv
1.2Os conceitos de Dinâmica de Grupo vii
1.3Osconceitos de grupo e os critérios para ser considerado grupo ix
1.4Dinâmica de Grupo e seus fenômenos xi
1.4.1Comunicação xii
1.4.2 Papéis xiv
1.4.3 Liderança xiv
1.4.4 Coesão xvi
1.4.5 Pertencimento xvi
1.4.6 Cooperação e competição xvi
1.5As fases de desenvolvimento do grupo com suas características xvii
2. Justificativa xxi
Objetivos xxii
3.1 Objetivo geral xxii
3.2 Objetivosespecíficos: xxii
4. Metodologia xxiii
4.1 Dinâmica xxiii
5. Resultados e Discussões xxiv
6. Conclusão xxvi
7. Auto avaliação do desempenho do papel do facilitador xxvii


Resumo
Este trabalho propõe relatar a dinâmica que foi aplicada no grupo da disciplina de Dinâmica de Grupo e Relações Humanas, turno noturno, do 7º semestre do curso de Psicologia do UniCEUB. Esse trabalho consisteinicialmente em uma revisão bibliográfica sobre o histórico da dinâmica de grupo, seus conceitos, fenômenos e posteriormente sobre a dinâmica realizada no grupo. A dinâmica aplicada foi “Caindo em mim” com o objetivo de trabalhar a fase afetiva na qual o grupo se encontra. Desta maneira, foi possível observar e analisar o respeito, a aceitação intergrupal, a intimidade e a proximidade emocional dogrupo de forma geral. A dinâmica proporcionou ao grupo um momento de descontração.

Palavras chaves: Dinâmica de grupo; fase afetiva; grupo; relações humanas.




Introdução
1.1 O histórico da Dinâmica de Grupo
Barreto (2003) comenta que os grupos sociais são estudados desde o início da sociologia na Grécia antiga com distinções a respeito de diferentes tipos de grupos e da preocupação comas análises de características grupais, porém ainda era uma discussão ligada a questões filosóficas, não tendo o mesmo significado de hoje, quando pensamos em Dinâmica de Grupo.
Nos Estados Unidos, a partir da Segunda Guerra Mundial, passou a haver interesse em pesquisas a respeito do campo de Dinâmicas de Grupo devido ao interesse social e político do Estado, que financiou esses trabalhosfacilitando seu desenvolvimento a fim de buscar o aperfeiçoamento das relações humanas.
Lewin (citado por Barreto, 2003) foi um grande estudioso da Dinâmica de Grupo e foi responsável por introduzir em 1936 o termo “Dinâmica de grupo” no vocabulário da psicologia contemporânea como campo de pesquisa. Seu objetivo era conhecer o desenvolvimento dos macro-fenômenos sociais a partir do estudo de grupospequenos.
De acordo com Minicucci (2002) Lewin começou a trabalhar com dinâmica de grupo, enquanto área da ciência, a fim de testar hipóteses, reformular teorias, analisar problemas de comunicação e verificar interações.
A dinâmica de grupo desenvolve e pesquisa experiências e estudos sobre a psicologia dos grupos de tarefa e a psicologia dos grupos de formação. Passou a interessar-se pelaautenticidade das relações interpessoais, tanto nos meios organizados, como espontâneos. Passou a pesquisar também o exercício da autoridade dos grupos de trabalho, de formação e pedagógicos (Minicucci, 2002, p. 16).

Entre os trabalhos de Lewin (citado por Barreto, 2003) destaca-se a pesquisa realizada sobre autocracia e democracia, que demonstrou que os grupos de características mais democráticasapresentavam grau maior de originalidade, cooperação e sentimento de pertencimento.
Em função do destaque que havia conseguido com suas pesquisas, em 1944 Lewin (citado por Barreto, 2003) foi convidado a montar e chefiar o primeiro centro de pesquisas em Dinâmica de Grupo, no Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos.
Quando Lewin (citado por Minicucci, 2002) fala em grupo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceitos dinamicas de grupo
  • Atividade de Dinâmica de Grupo: Breve histórico
  • resumo sobre conceito em dinamica de grupo
  • Resenha Crítica: “Dinâmica de Grupo: breve histórico"
  • Fenomenos de grupo
  • dinâmicas de grupo
  • Dinamica de grupo
  • Dinamica de grupo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!