Dinâmica da Personalidade

Páginas: 11 (2540 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2014
RESUMO DO CAPÍTULO
“DINÂMICA DA PERSONALIDADE”









TERESINA 09 DE MARÇO DE 2012
DINÂMICA DA PERSONALIDADE


Processos gerais da adaptação pessoa – meio – evolução da personalidade

A dinâmica da personalidade é fruto de um processo evolutivo desta, cujo desenvolvimento se processa com a idade do indivíduo que vem ao mundo em condições de completa vulnerabilidade edependência, sendo que essa situação só muda quando ele atinge seu autoconhecimento que o conduzirá à condição de um ser consciente. Trata-se de um processo lento e, de um certo modo, sofrível, constituído de adversidades e vicissitudes oriundas do convívio familiar e fora deste.

a) Infância

É a primeira etapa da vida que se reveste de encantamento e curiosidade, produzindo uma preocupação exacerbadacom e pelo novo. Tem caráter experimental e imitativo, apresentando-se em quatro períodos:

1. Período dos interesses perceptivos – a atenção da criança está voltada, primordialmente, para pessoas e objetos;
2. Período dos interesses glóssicos – desenvolvimento de sua linguagem... ;
3. Período dos interesses intelectuais gerais – é a fase das definições, das interrogações, quando a criançaquer saber a finalidade e o porquê das coisas;
4. Período dos interesses especiais – nesta fase ou período a criança busca, de forma direta e objetiva, o imediato por que do que acontece ao seu redor. É indecifrável o mundo de fantasia da criança, onde o inanimado passa a ser animado. Mas com o desenvolvimento da personalidade, ela paulatinamente descobre a realidade das coisas e dos fatos,passando a aceitar “a coexistência das duas realidades distintas e igualmente válidas e verídicas, a interna e a externa”.


b) A juventude

É a etapa intermediária entre a infância e o estado adulto, caracterizada por três fatos fundamentais:

1. Aparição do pensamento abstrato – o encanto dá lugar ao desencanto;
2. A aquisição da responsabilidade social – Aqui a pessoa se reconhece comoindivíduo diante da sociedade;
3. O término do desenvolvimento da sexualidade. Nesta etapa da vida, surge a capacidade de “organização e ponderação dos conhecimentos concretos que até então foram adquiridos”. Aqui, as coisas são contrastadas e a pessoa se descobre verdadeiramente, interpelando-se sobre o seu papel na vida, sobre o presente e o futuro. Nesta etapa, fatalmente se reflete o queaconteceu na infância do indivíduo.

c) Estado adulto

A fase adulta é uma das mais longa da vida do ser humano. É nela que gozamos de maturidades físicas e psíquicas e que por isso, que é nesse período que coincide com a fase de maior produtividade do homem e da mulher.
Como já não existe o desgaste e declínio do nosso organismo, pois ele concluiu o processo de crescimento que conseguimos rendermais para a sociedade. E é sem dúvida nesse período que mais afloram as diferenças psicológicas entre o homem e a mulher. Por isso vamos dá uma maior destaque pra essas diferenças um pouco mais adiante.

Personalidade adulta do homem

A personalidade do homem dita normal é aquela escolhida como termo médio entre todas as variedades observadas. Assim, a característica predominante napersonalidade adulta normal masculina é sua capacidade de adaptação. Existem três mecanismos que levam o adulto à conformar-se à satisfação dos seus desejos. São eles:
1. Negação do desejo

Baseia-se na atitude de desdenhar, menosprezar o que realmente se deseja por perceber o quão difícil será alcançá-lo. Convencendo-se desse negação, o indivíduo abre mão de buscar o que anseia, evitando um sofrimentofuturo em caso de falha.

2. Realização imaginária do desejo

Comportamento mais desenvolvimento em jovens e mulheres. O excesso desse mecanismo leva a pessoa a viver de ilusões. Por outro lado, a pessoa que não o possui dificilmente conseguirá ter confiança em si mesmo quando se encontrar diante de uma situação difícil.

3. Sublimação, substituição ou transferência

Consiste em desviar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Personalidade
  • Personalidade
  • a personalidade
  • Personalidade
  • Personalidade
  • personalidade
  • Personalidade
  • Personalidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!