Dinâmica da Fé – Paul Tillich

Páginas: 5 (1089 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2013

FILIPE DANIEL DE ARAÚJO
















Dinâmica da fé








Trabalho elaborado em cumprimento às exigências da disciplina Introdução a Teologia, ministrada pela professora Silvana no curso de Teologia no Seminário Teológico Batista - Sete.














Seminário Teológico Batista - SETE
27 de Novembro de 2013


Dinâmica da Fé – Paul TillichFilipe Daniel de Araújo Lourenço




Inicio com uma pergunta: Temos praticado a fé que nos liberta, que nos une ou uma “fé” por conveniência?
A resposta para esta pergunta esta na má interpretação de circunstancia e interesse que tanto nos leva ao fanatismo e ao seu extremo.

A palavra precisa interpretada e apreciada, assim produz um efeito de mudança provocando uma fé não deconveniência ou de interesses, mas uma fé que vem da pureza de uma interpretação iluminada.

A nossa sociedade esta cada vez mais exigente em ter, em ser em estar, ou seja, cada vez mais as pessoas trabalham para ter coisas, ser em posição social e estar em lugares exóticos e caros. Com esse quadro, mesmo com esse contexto, ele precisa de fé para aliviar, ou para atender a estas necessidades.

Ocontexto do antigo Testamento, esta repletas de alianças, exigências, promessas e ameaças, mas o que nos mostra é um Deus de justiça, um Deus da criação, é neste contexto que surge o Amaras a Deus de todo coração mostrando que a Fé é incondicional.

A Fé tem caráter íntimo inerente ao ser humano, a Fé esta dentro daquilo que se crê, a Fé esta em toda rotina da vida mudando e interferindo ospensamentos e ações. Se por um lado a Fé é dominante, ela se torna um ato consciente, esse domínio só é possível quando vivemos de modo intenso a Fé.

A Fé é não é forçado pelo inconsciente, mas ela é maior que o consciente e o inconsciente sem afasta-las, ou sem acabar com a razão, ela é um total que vem de dentro pela presença de um ser transcendente, um ser infinito, Deus.

O perigo que seabre a idolatria é a Fé, aquilo que é incondicional pode trazer vida, ou morte, pode ferir ou curar, pode levar ao entendimento razoável ou um entendimento irracional que mata o razoável.

O que crer, precisa da linguagem, a linguagem religiosa esta em seu caráter a simbologia, que abre o sagrado, que clareia a Fé.
A profissão de Fé, tem um caráter de proteção contra a heresia e a idolatria,evitando corromper a comunhão.

A Fé precisa fazer parte de quem crer, não em compartimentos, ou em caixas emocionais, precisa-se viver esta Fé, só assim se torna uma fé verdadeira, porque ela precisa esta envolvida em todo coração.

Ter Fé não é ser religioso, ou esta envolvido com ministérios, ter Fé é confiar totalmente em um ser transcendental, é sentir que esta sendo assistido por Deus, ésaber que é amado por ele.









2 – Não nos conformar com este mundo (Efésios 2:1-3)

Esses jovens Moravianos não se conformaram em saber que 2000 mil pessoas iriam viver e morrer sem ouvir falar de Jesus.
Quando passamos em uma esquina, e vemos pessoas bebendo, fumando ou se prostituindo, o que realmente sentimos? Nos incomodamos com este cenário, ou já faz parte de uma tristepaisagem de passagem?
Não nos conformar com este mundo faz parte de um caráter cristão verdadeiro, faz parte da nossa identidade cristã. Quando aceitamos a Cristo, assumimos a missão de Cristo de transformar a realidade de pecado deste mundo, de alcançar os perdidos, de ser agentes de milagres.
Vamos exercitar vocação de amar que foi nos dada por Cristo e transformar esta geração, vidas estãoesperando por mim por você, neste momento, vidas sem esperança, vidas sedentas por salvação.

3 – Atitude (Filipense 2:5)

Os jovens se venderam como escravos para anunciar a palavra de Deus a um grupo de pessoas, eles se doaram, tiveram atitude e se transformaram em verdadeiros agentes de milagres.

O Reino de Deus é feito por atitude, Deus teve atitude nos dar a vida, de fazer tudo que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sobre a definição de fé em paul tillich
  • paul tillich
  • Dinâmica da fé
  • Resumo sobre História da Reforma de Paul Tillich
  • Pentecostes eo início da igreja. Tillich, Paul
  • Singer, paul. o capitalismo. sua evolução, sua lógica e sua dinâmica
  • Resumo do livro: singer, paul. o capitalismo. sua evolução, sua lógica e sua dinâmica.
  • Paul tillich: teológo contemporâneo do século xix e xx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!