Dimensão humana na givernança corporativa

1098 palavras 5 páginas
Índice

Objetivo 3
Introdução 3
Objetivos do Comitê 4
Estrutura e responsabilidades do comitê 4
Conduta Etica 5
Referências 7

Objetivo
Este material tem por objetivo apresentar a constituição de um comitê de recursos humanos para a empresa “Serviços S/A” (nome fictício), bem como seus objetivos e atribuições.

Introdução
A Governança Corporativa hoje em dia, é de fundamental importância para as empresas, para dirigi-la e monitorá-la em sua gestão e estratégias. Envolve o relacionamento entre diretoria, acionistas, auditores independentes e os conselheiros de administração, por quem é liderado o sistema de Governança Corporativa.
O Conselho de Administração conta com o auxílio de comitês consultivos, que podem ser de finanças, auditoria, sustentabilidade, entre outros, e o ideal é que possuam membros especialistas em suas áreas de atuação.
Outro comitê que também pode ser formado é o de recursos humanos/remuneração. Este comitê tem grande relevância na assessoria do conselho, pois pode alinhar os interesses da empresa nos resultados à política de gestão de pessoas.
De acordo com o consultor Renato Bernhoeft, o

RH tem o papel de se aproximar do grupo de controladores e influenciá-los no que se refere às políticas de gestão de pessoas.

Não deve visar apenas os interesses do pessoal, mas também dos acionistas, como também salienta Bernhoeft:

No discurso de RH, a preocupação com o bem-estar dos funcionários existe historicamente. Novas são as questões voltadas à responsabilidade social mais ampla, mas é preciso também compreender as expectativas do acionista. Empresas não são entidades filantrópicas nem ONGs, são organizações lucrativas, que tem de manter o alto grau de capitalização e produtividade.

Isso é importante para os acionistas e investidores, que cada vez mais se preocupam com os resultados que uma boa governança corporativa pode gerar.
Segundo Vinicius Gorgulho:
Para o analista de investimentos, o RH tem o papel

Relacionados