Dimensionamento de um cruzamento prioritário

Páginas: 6 (1387 palavras) Publicado: 8 de julho de 2012
Departamento de Engenharia Civil
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Universidade de Coimbra
Ano lectivo 2011-2012





Vias de Comunicação I

Dimensionamento de um Cruzamento Prioritário

Realizado por:
Meyse de Barros Cravid d’Alva
Nº 2008117964

Índice
Introdução..................................................................................................pág.2Concepção geométrica..............................................................................pág.2
Estimação de capacidades.........................................................................pág.3
Conclusão..................................................................................................pág.6

Introdução
No âmbito da cadeira de Vias de Comunicação I, foi-me proposta aanálise da viabilidade de integração de uma solução geométrica que fosse capaz de responder aos débitos horários representados na figura 1 do enunciado.
Numa primeira fase, avaliou-se a solução do tipo rotunda em que a intersecção teve um bom funcionamento, não se tendo registado, portanto, a saturação das entradas. Neste trabalho, devo avaliar a adopção da solução do tipo cruzamento prioritário,que consiste numa intersecção de nível, caracterizada pela atribuição de diferentes níveis de prioridade a diferentes movimentos de tráfego, em que alguns movimentos direccionais são obrigados a ceder a prioridade de passagem a outros movimentos considerados prioritários, e verificar se a mesma é capaz de responder às exigências da procura, garantindo boas condições de circulação ao nível dacapacidade e da fluidez.
Por fim, devo comparar os níveis de segurança e de capacidade desta solução com os da rotunda, obtidos no trabalho anterior.

Concepção geométrica
Como já foi dito acima, neste tipo de cruzamento, o tráfego da via secundária é sujeito a perda de prioridade, beneficiando, assim, os movimentos de atravessamento ao longo da via prioritária. No nosso caso, trata-se de umentroncamento (intersecção com 3 ramos afluentes) e, portanto, a via que termina, correspondente a nova estrada, é considerada secundária em relação a estrada já existente.
Posto isto, para o desenho da solução, tive que garantir um ângulo de intersecção entres as directrizes das duas estradas próximo dos 90º (cerca de 81,4º) por forma a assegurar boas condições de visibilidade e, consequentemente,melhor nível de segurança. De seguida houve necessidade de criar ilhéu e separadores fisicamente materializados para que se gerasse uma canalização dos movimentos, obrigando o condutor a reduzir a velocidade e a efectuar os movimentos de viragem à esquerda de forma mais segura. Na entrada e onde o separador central foi materializado, adoptou-se vias com 4 m de largura e 0,5 m de berma, tendo a viade desaceleração e travagem para viragem à esquerda sido central e com 3,5 m de largura. A usa extensão foi calculada com base na velocidade base da via e do volume de tráfego por forma a salvaguardar o comprimento necessário à travagem e stockagem do tráfego de viragem à esquerda, como define as tabelas 6 e 7 da norma da JAE P5/90, tendo-se desprezado a extensão adicional (EA) no nosso caso. Alargura mínima que se adoptou no separador central foi de 6 m para que se pudesse viabilizar as viragens à esquerda, incluindo a berma de 0,5m. De maneira a haver concordância entre a estrada existente e a parte da estrada que vai dar à intersecção, criou-se uma transição suave e concordante com as espectativas do condutor, em o comprimento, Lt, e o raio, R, de concordância definidos em função davelocidade base, VB:
Lt=VB*√a ; R=Lt24,5a , em que a é o alargamento de 6 m.
Embora se tenha adoptado um Lt de 90 m e um rácio de abertura para perfil com 2 vias de 1:15. Em seguida amaciou-se o extremo montante do separador com raio de 1m e o de jusante com diâmetro igual à largura do separador (R=1m).
Na formalização da estrada secundária preocupou-se em garantir a condição de visibilidade à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cruzamento
  • cruzamentos de bovinos
  • Cruzamento mendeliano
  • biologia cruzamentos
  • Cruzamento de dados
  • dimensionamento
  • dimensionamento
  • Dimensionamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!