DIMENSIONAMENTO DE REATOR UASB

3408 palavras 14 páginas
MEMORIAL DESCRITIVO E DE CÁLCULO

1 SISTEMAS ANAERÓBIOS DE TRATAMENTO

A essência dos processos biológicos de tratamento de esgotos reside na capacidade dos microorganismos envolvidos utilizarem os compostos orgânicos biodegradáveis, transformando-os em subprodutos que podem ser removidos do sistema de tratamento. Os subprodutos formados podem se apresentar na forma sólida (lodo biológico), líquida (água) ou gasosa (gás carbônico, metano, etc.) qualquer que seja o processo utilizado, aeróbio ou anaeróbio, a capacidade de utilização dos compostos orgânicos depende da atividade microbiana da biomassa presente.

1.1 Sistemas convencionais
A denominação sistemas convencionais é utilizada para caracterizar os reatores que são operados com baixas cargas orgânicas volumétricas, uma vez que os mesmos não dispõem de mecanismos de retenção de grandes quantidades de biomassa de elevada atividade.
Os principais aspectos que diferenciam os reatores convencionais dos reatores de alta taxa são:
– ausência de mecanismos de retenção de sólidos no sistema: a retenção de biomassa nos sistemas anaeróbios é melhorada de forma significativa através de mecanismos que favorecem a imobilização dos microorganismos no interior da câmara de digestão, a exemplo da adesão e da granulação. A ausência de tais mecanismos dificulta a retenção de grandes quantidades de biomassa no sistema de tratamento;
– elevados tempos de detenção hidráulica e baixas cargas volumétricas: a ausência de mecanismos de retenção de sólidos no sistema implica na necessidade de que os reatores convencionais sejam projetados e operados com tempos de detenção hidráulica elevados, a fim de garantir a permanência de biomassa no sistema por tempo suficiente para o seu crescimento.
– baixas cargas volumétricas: o projeto dos reatores com elevados tempos de detenção hidráulica implica em tanques de grandes volumes, tendo-se como resultado baixas cargas volumétricas aplicadas ao sistema.
1.1.1 Digestores

Relacionados