DIMENSIONAMENTO DE GERADOR EÓLICO

1470 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
UNISINOS

DIMENSIONAMENTO DE GERADOR EÓLICO

DISCIPLINA: ENERGIA EÓLICA

NOME: RAFAEL MARQUES MARQUES

PROFESSOR: CONRAD LEE

MAIO – 2014

1. INTRODUÇÃO

A energia eólica está cada vez se tornando mais competitiva no país devido aos mapeamentos dos potenciais eólicos no Brasil, ganho de escala na fabricação de torres eólicas, aumento do número de fornecedores de componentes para essa tecnologia assim como de profissionais especializados em projeto e montagem de parques eólicos.
E devido a ganho de eficiência em tecnologias de design de pás, que atualmente pode utilizar a simulação/computação para agilizar e apurar resultados. Diante desse cenário é interessante uma noção desse potencial e sua viabilidade, de modo didático podemos fazer um exercício para compreender as variáveis e correlações envolvidos no processo de conversão de energia dos ventos em energia mecânica. Isso pode ser feito através de uma análise histórica do regime de ventos de uma região, utilizando valores encontramos em correlações apresentadas em bibliográficas especializadas.

2. OBJETIVO E METODOLOGIA

A proposta do trabalho é dimensionar um gerador eólico, para isso necessitei acessar uma estação meteorológica para conseguir uma série histórica do regime dos ventos em uma determinada região no caso a escolhida foi a estação meteorológica A899 Chuí –RS, ver Foto 1 abaixo, localizada no extremo sul do estado na latitude: - 33.7418° e longitude: 53.3714°
,conforme a Figura 2- Localização da estação meteorológica A899
Chuí –RS,abaixo, onde as medidas realizadas foram a altitude de 26 metros, considera-se que a torre da estação estava a 10m em relação ao solo.
A escolha da região se deu através de um estudo prévio onde foram localizadas as melhores áreas de potencial eólico no Rio Grande do Sul, conforme a Figura 1, abaixo, onde a região 2- Litoral Sul apresenta uma velocidade média de 7,5 – 9 m/s á 70m. E esta

Relacionados

  • Relatório de estágio
    12784 palavras | 52 páginas