DIMENSIONAMENTO DE BLOCO DE FUNDAÇÃO APOIADO SOBRE QUATRO ESTACAS COM CÁLICE EMBUTIDO

Páginas: 8 (1888 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014


























Resumo
O comportamento de blocos sobre estacas com ligações para pilares pré-moldados possui particularidades em razão do diferente mecanismo de transferência de forças do pilar para o bloco mediante a ligação. Neste trabalho é estudado o comportamento de um bloco de fundação apoiados sobre quatro estacas com cálice totalmente embutido paraligação com pilar pré-moldado. Considerando uma interface pilar-cálice lisa, submetida à ação de força normal excêntrica, força cortante e momento fletor, realizou-se aplicação da metodologia de cálculo pelo método de bielas e tirantes proposta por CARVALHO 2012.

Palavras-chave: Blocos sobre estacas. Cálice embutido. Concreto Pré-Moldado.

Lista de figuras


Sumário






1Introdução
A escolha do tipo de fundação a ser utilizada numa obra depende essencialmente de parâmetros técnicos e econômicos que devem ser avaliados pelo engenheiro responsável pelo projeto. Diversos parâmetros a respeito do solo, tais como estratificação do terreno, situações topográficas, intensidade das ações, disposição das edificações limítrofes, bem como os tipos de fundação possíveis de seremrealizados, são importantes para que se obtenha a melhor solução em termos da fundação a ser adotada.
Quando as camadas superiores do terreno não são capazes de resistir às ações, é necessário recorrer a camadas mais profundas do solo, realizando, portanto, o uso de fundações profundas. Dentre as diversas soluções disponíveis, o uso de estacas de concreto armado é uma das mais difundidas no meiotécnico, podendo ser dimensionadas considerando apenas sua resistência de ponta ou com o uso de atrito lateral, dependendo da situação. Porém, o uso desse tipo de solução requer um novo elemento estrutural capaz de realizar a ligação entre os pilares e as estacas. Tal elemento é conhecido como bloco de coroamento, bloco de fundação ou mesmo bloco sobre estacas.
Segundo a ABNT NBR 6118:2003, “blocos sãoestruturas de volume usadas para transmitir às estacas as cargas de fundação”.
O surgimento de novas tecnologias assim como o avanço na indústria da construção civil atinge diretamente os processos construtivos no que diz respeito ao tempo de construção, aumento da produtividade e redução de desperdício. Nesse cenário, o uso do concreto pré-moldado se torna cada vez mais disseminado no meiotécnico, por atender a essas novas exigências.
Os blocos sobre estacas são peças importantes quando da ligação do pilar pré-moldado com a fundação. Dentre as possíveis formas de ligação desses elementos, destaca-se o uso de blocos de fundação com cálice ou colarinho por apresentarem relativa facilidade de construção, possibilidade de ajuste e de transmissão de momentos dos pilares para as estacas.
Ocálice é a parte do bloco que recebe o pilar pré-moldado, funcionando como um encaixe entre esses elementos, podendo ter as paredes lisas ou rugosas. O pilar fica em contato com o cálice num trecho denominado comprimento de embutimento.
Os cálices podem se apresentar externo, parcialmente embutido ou embutido ao elemento de fundação. O cálice externo consiste na ligação onde a transferência dasforças do pilar para a fundação ocorre totalmente a partir das paredes do colarinho, já a ligação por cálice embutido é aquela onde a transferência das forças ocorre pelas paredes de uma cavidade embutida no elemento de fundação. O cálice parcialmente embutido consiste de uma ligação onde parte do pilar está embutida no elemento de fundação e parte está envolvida pelo colarinho. O cálice embutidoapresenta menor dificuldade para montagem da fôrma e possibilidade de ser utilizado em divisa, entretanto apresenta também um maior consumo de concreto e maiores incertezas quanto ao comportamento do conjunto cálice-bloco.
Figura 1‑ - Bloco sobre estacas com cálice embutido










1.1 Objetivo

O objetivo do presente trabalho é estudar o comportamento de um bloco apoiado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Blocos sobre estacas
  • blocos sobre estacas
  • Projeto estrutural de blocos sobre estacas
  • Fundações profundas
  • dimensionamento de estacas
  • Dimensionamento de estacas
  • Dimensionamento de estacas
  • Blocos de fundação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!