Dimensionamento básico para

Páginas: 12 (2915 palavras) Publicado: 11 de março de 2012
DIMENSIONAMENTO BÁSICO PARA
CORREIA TRANSPORTADORA.



JOINVILLE
MAR/2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 03
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 04
2.1 TRANSPORTADOR DE CORREIA 04
2.2 COMPONENTES E TERMINOLOGIAS USUAIS 04
2.2.1 Estruturas 04
2.2.2 Correia de transporte 05
2.2.3 Acionamento 06
2.2.4 Tambores 06
2.2.5 Tipos de esticadores 08
2.2.6 Roletes 08
3. PROJETO 11
3.1 SELEÇÃO DA LARGURADO TRANSPORTADOR EM FUNÇÃO DO VOLUME À SER TRANSPORTADO 11
3.2 CÁLCULO DA CAPACIDADE DE TRANSPORTE 12
3.3 SELEÇÃO DA CORREIA TRANSPORTADORA 15
3.4 SELEÇÃO DO ESPAÇAMENTO APLICÁVEL ENTRE ROLETES DE CARGA E RETORNO 16
3.5 CÁLCULO DA POTÊNCIA DE ACIONAMENTO 19

1 INTRODUÇÃO

Conforme Dubell as correias transportadoras são empregadas para transporte de mercadoria a granel, instalações deabastecimento de carvão, usinas siderúrgicas, mineração, desmontes de linhita a céu aberto, extração de pedra e terra, construções de aterros, industrias químicas, indústrias alimentícias e também em transportes de volumes como caixas, pacotes, peças isoladas ou conjunto de peças para produção em série.
O presente trabalho tem o objetivo apresentar os princípios básicos de construção desse tipo deequipamento para transporte, apresentando terminologias usuais, normas técnicas aplicadas, materiais empregados, entre outros.
A abordagem técnica será complementada com a execução do projeto de um equipamento, utilizando-se de um roteiro de cálculos básicos para o dimensionamento seguro do equipamento, planilha quantitativa de materiais, contendo preço de mercado atualizado, sugestão do preço devendas a ser praticado no mercado.
Aproveitaremos os conhecimentos práticos obtidos pelos executores do presente trabalho, que estão devidamente alocados na função de projetista mecânico em indústrias da região


2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 TRANSPORTADOR DE CORREIA

Em acordo com a norma ABNT NBR 6177:1998 pode ser definido como “... Arranjo de componentes mecânicos, elétricos eestruturas metálicas, consistindo em um dispositivo horizontal ou inclinado (ascendente ou descendente) ou em curvas (côncavas ou convexas) ou, ainda, uma combinação de quaisquer destes perfis, destinado à movimentação ou transporte de materiais a granel, através de uma correia contínua com movimento reversível ou não, que se desloca sobre os tambores, roletes e/ou mesas de deslizamento, segundo umatrajetória predeterminada pelas condições de projeto, possuindo partes ou regiões características de carregamento e descarga.”
Este equipamento conhecido também por outras terminologias é “destinados a transferir materiais sólidos a granel ( cereais, minerais, massa cerâmica atomizada ou moída, cavaco de madeira, bagaço de cana, etc), de um local a outro dentro de unidade fabris, tendo como principalcaracterística a possibilidade de vencer grandes deslocamentos horizontais com baixo custo de manutenção, em face a simplicidade de sua operação. www.elemec.com.br/correia-transportadora.html”

2.2 COMPONENTES E TERMINOLOGIAS USUAIS

2.2.1 Estruturas

Basicamente as correias são guiadas em estruturas metálicas construídas geralmente em aços de emprego comum, tais como SAE 1020, 1008, A36, nasmais variadas geometrias e métodos construtivos. Em conformidade com a NBR 6177:1999 as estruturas são basicamente divididas em:
Estrutura principal (main frame): Conjunto de elementos de estrutura metálica, geralmente modulados destinados a suportar os roletes e a correia transportadora. As estruturas principais poderão ser do tipo longarinas contínuas com pés de apoio ou do tipo cavalete comlongarinas descontínuas, completamente moduladas, ou ainda do tipo treliçada.
Estrutura de apoio (supporting frame): Toda e qualquer estrutura destinada a suportar a estrutura principal ou galeria do transportador.

Fig. 1 - Estruturas utilizadas no transportador

2.2.2 Correia de transporte

Em função das condições de trabalho, são definidas as característica da correia responsável pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Drenagem dimensionamento saneamento básico
  • Saneamento Básico
  • Dimensionamento Básico de um Unidade de Triagem e Compostagem
  • Dimensionamento De Tanque Septicos N Saneamento Basico
  • dimensionamento
  • dimensionamento
  • Dimensionamento
  • Dimensionamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!