Dimensões do serviço social no processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais na rede regular de ensino

Páginas: 34 (8488 palavras) Publicado: 12 de maio de 2011
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS - UNIPAC -

GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

ANDYARA DA CONSOLAÇÃO COSTA CAMILA MÉDICE COSTA QUEIROZ FERNANDA RODRIGUES DO CARMO LUDMILA DE SOUZA TORMEN MARIA CAROLINA XAVIER RIBEIRO

DIMENSÕES DO SERVIÇO SOCIAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO.

UBÁ - MG 2009

ANDYARA DA CONSOLAÇÃO COSTA CAMILAMÉDICE COSTA QUEIROZ FERNANDA RODRIGUES DO CARMO LUDMILA DE SOUZA TORMEN MARIA CAROLINA XAVIER RIBEIRO

DIMENSÕES DO SERVIÇO SOCIAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO.

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade Presidente Antônio Carlos como parte das exigências da Faculdade de Serviço Social para obtenção do título deBacharel em Serviço Social.

UBÁ - MG 2009

Dedicatória

Dedico este trabalho a minha querida mãe que me dá todo o apoio para realização de meus sonhos, e ao meu saudoso pai que sempre me ensinou que o saber é o tesouro que ninguém jamais pode nos retirar. (Fernanda)

Pela paciência e por me oferecer condições de concluir este trabalho, o dedico a minha amada mãe. (Ludmila)

Dedico

aosmeus

pais

pelo

incentivo

e

compreensão nesta grande jornada, ao meu marido, amigos e minha filha por ser a razão da minha vida. (Camila).

Decido este trabalho aos meus pais, meus irmãos, minha avó e meu namorado pela compreensão e apoio durante meu processo de formação. (Maria Carolina)

Pela

paciência

e

compreensão

por

alguns

momentos ausentes, pelo carinhoao cederem para realização do meu sonho, dedico este trabalho aos meus pais, meu irmão, minha avó, uma tia em especial e ao meu namorado, que estiveram ao meu lado sempre sem medir esforços. (Andyara)

Agradecimento

Agradecemos primeiramente a Deus por nos conceder essa vitória, por ter acreditado sempre e por ter nos dado força para lutarmos pelo nosso objetivo, guiando-nos nestacaminhada. Agradecemos a nossos pais que estiveram ao nosso lado em todos os momentos, mesmo quando em pensamento; que fizeram de nossos sonhos os seus e de nossos objetivos sua própria luta. Queremos compartilhar esta conquista com vocês pessoas tão especiais, que não pouparam esforços para que o sorriso que hoje trazemos no rosto fosse possível. Pelo apoio incondicional, nos momentos importantes,suportaram nossa ausência; nos dias de fracasso, respeitaram nossos sentimentos e enxugaram nossas lágrimas. As alegrias de hoje também são suas, pois seu amor, estímulo e carinho foram o “segredo” desta vitória. Agradecemos aos familiares, amigos e companheiros que participaram dessa jornada, cujo apoio, incentivo e torcida foram fundamentais para o nosso sucesso. Agradecemos aos professores, emespecial a nossa orientadora Cintya, por dedicar seu tempo e sua sabedoria para que nossa formação fosse um aprendizado de vida. A todos aqueles que amamos e que contribuíram para a concretização deste sonho, nossos mais profundos e sinceros agradecimentos.

Epígrafe

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, semter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantirseus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

"Miseráveis" são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!