Dimensão Relegiosa - Cientologia

Páginas: 13 (3146 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Filosofia – 10º Ano

A dimensão religiosa: A Cientologia





Fig.1 – Símbolos relacionados com a Cientologia







Índice

Introdução………………………………………………………………………………………… pág. 3
O fundador da Cientologia…………………………………………………………….. pág. 4
Teoria da Criação…………………………………………………………………………….. pág. 5
Acerca da Tecnologia da Dianética………………………………………......... pág. 6
Acercada Filosofia da Cientologia………………………………………………. pág. 8

Questões sobre Cientologia
O que é a cruz da Cientologia?.......................................................... pág. 9
Cientologia tem um conceito de Deus?.............................................pág. 10
Por que é que a Cientologia é considerada uma religião?.............pág. 11
O que diz a Cientologia sobre as outrasreligiões?.......................pág. 11
Temas controversos
Ramificações da Igreja da Cientologia…………………………………………pág.12
A Igreja e a lei………………………………………………………………………………….pág. 12
Situação mundial………………………………………………………………………….......pág.12
Conclusão…………………………………………………………………………………………….pág.13
Bibliografia…………………………………………………………………………………………pág.14




Introdução


Durante o século passado, com revoluçõescientíficas cada vez mais frequentes, começaram a despontar na Europa e América do Norte, principalmente, doutrinas académicas e religiosas baseadas no conhecimento e na ciência, como forma de explicar fenómenos até então sem explicação. Destacam-se entre várias, o Cientificismo, no meio académico e a Cientologia, no meio religioso.

Apesar de muitas discussões sobre a veracidade dos preceitos deambas as doutrinas, estas práticas têm se espalhado pelo mundo rapidamente, sendo hoje, o verdadeiro número de seguidores de cada, desconhecido.

As opiniões, cada vez mais divididas e extremas, levaram á constituição de movimentos que se opõem á forma de pensar adoptada por esses grupos, muitos deles com processos jurídicos abertos, e uma ampla cobertura da imprensa.

Ao longo deste trabalhoabordarei apenas a Cientologia, nomeadamente os seus principais objectivos e características desta polémica doutrina, visto que tenho alguma curiosidade e interesse sobre o tema religião e em especial sobre esta doutrina.


























O fundador da Cientologia
Lafayette Ronald Hubbard, fundador da Cientologia, nasceu em Tilden, Nebraska, a 13 de Março de1911. A sua biografia refere muitas viagens pelo mundo durante a juventude, a participação heróica na II Guerra Mundial e os seus estudos universitários. No entanto, algumas das suas façanhas têm sido sistematicamente desmentidas pelos seus críticos. Hubbard teve algum êxito como autor de ficção científica e escreveu, em 1950, um dos livros sagrados da Igreja: "Dianética". Nele descrevia a suametodologia para curar as doenças mentais que afectam o Homem. Vários anos depois o seu trabalho continua a não ser aceite como válido pela comunidade científica.
Mais tarde, em 1952, Hubbard criou o conceito de Cientologia, que consiste no estudo do espírito (Thetan) na sua relação interior, com o universo e com a outra vida, para que o homem "se dê conta da sua própria imortalidade". Em 1954 oscientologistas fundaram, nos Estados Unidos, o que viria a ser a Igreja de Cientologia (IC). Segundo muitos críticos, a razão principal para se constituir a religião foi o facto de, em vários países, as contribuições monetárias para a Igreja assim como os custos de funcionamento serem dedutíveis nos impostos. Também há quem garanta que Hubbard chegou a dizer em público que a melhor maneira de ficarrico era fundar uma religião...
Em 1982, após uma luta pelo poder no seio da Igreja, David Miscavige (Presidente do Centro de Tecnologia Religiosa-RTC), tornou-se o novo líder. Ronald Hubbard refugiou-se num grande rancho da Califórnia, e nunca mais foi visto até ao anúncio da sua morte (a causa apontada foi hemorragia cerebral durante o sono), a 24 de Janeiro de 1986. Pessoas externas à IC...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cientologia.
  • Cientologia
  • cientologia
  • Cientologia
  • Cientologia
  • Cientologia
  • A Cientologia
  • Cientologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!