dimecionamento de disjuntores

675 palavras 3 páginas
DIMENSIONAMENTO DE DISJUNTORES

O disjuntor padrão para projetos residências será o disjuntor da norma DIN.
Os disjuntores são dimensionados da seguinte forma:

In = P/V

Onde “In” é a corrente nominal do circuito, “P” é a potência em VA e “V” é a tensão do circuito. A Potência em VA é obtida dividindo-se a potência em W pelo fator de potência.
O valor da amperagem que o disjuntor suporta deve ser maior que o valor da corrente nominal e menor que a capacidade da fiação dimensionada.

Corrente nominal < Disjuntor < Capacidade de Condução da Fiação

Abaixo seguem alguns valores, que foram obtidos usando o procedimento descrito acima, que servem como guias para acelerar a conclusão do projeto.
Lembrando que, independente da carga do circuito ser baixa, nunca teremos um disjuntor com menos de 10 A e que os valores citados abaixo são respectivos à tensão fase/neutro de 220V.
Obs.: A capacidade de condução do fio de seção nominal de 2,5mm² em projetos residências, que é o mais usado, é de 24A, e do fio de seção nominal de 4mm² e de 32A.

Circuitos Terminais

1. Circuitos de Iluminação e Tomadas de Uso Geral

Os circuitos de Iluminação, tanto interna como externa, e de tomadas de uso geral devem ser dimensionados de forma que sua carga não ultrapasse 2200VA, sendo assim o disjuntor para esses circuitos será o de 10 A.

2. Circuito de Tomadas da Cozinha/Área de Serviço

O circuito de Tomadas da Cozinha/Área de Serviço dificilmente irá ultrapassar os 3300VA, e na maioria das vezes será maior que 2200VA, sendo assim o seu disjuntor será de 16A.

3. Circuito da Tomada do Chuveiro

O chuveiro tem uma potência de 4400VA, efetuando os cálculos concluímos que o disjuntor será de 25 A.

4. Demais circuitos

Os circuitos de aparelhos de ar condicionado, bombas, motores e etc. terão os seus disjuntores dimensionados seguindo esses mesmos passos.

5. Disjuntores do QM1 e QD1

Esses disjuntores são dimensionados através do cálculo de

Relacionados