Dilui O Concentra O E Aliga O

1556 palavras 7 páginas
Diluição, Concentração e Aligação
Considerações Especiais sobre Diluição e Concentração em Manipulação Farmacêutica

A diluição de uma forma de dosagem líquida, tal como uma solução ou suspensão, pode ser necessária para prover a concentração de um produto que seja mais satisfatória para o uso por um paciente (p. ex., pediátrico, idoso, em estados avançados de doenças, etc.). O diluente é selecionado com base em uma compatibilidade com o veículo do produto original, ou seja, aquoso, alcoólico, hidroalcoólico ou outro.

CAPSULA DE CÁLCULOS FARMACÊUTICOS
Diluição e Concentração
A porcentagem ou razão de concentração de um componente em uma preparação farmacêutica é baseada em sua quantidade relativa em relação à quantidade total da preparação. Se a quantidade do componente permanece constante, qualquer mudança na quantidade total da preparação, por diluição ou concentração, altera inversamente a concentração do componente na preparação.
Uma equação útil para tais cálculos é a seguinte:
(1ª quantidade) x (1ª concentração) = (2ª quantidade) x (2ª concentração)

Relação entre Concentração e Quantidade Total
Se uma mistura com determinada porcentagem ou razão de concentração é diluída em duas vezes a sua quantidade original, seu ingrediente ativo estará contido em duas vezes mais partes do total e, portanto, sua concentração será reduzida à metade. Por outro lado, se uma mistura é concentrada por evaporação para a metade de sua quantidade inicial, o ingrediente ativo (admitindo-se que nada tenha sido perdido durante a evaporação) estará contido na metade da quantidade de partes totais, e a concentração será duplicada.
Logo, se a quantidade de ingrediente ativo permanece constante, qualquer mudança na quantidade de uma solução ou mistura de sólidos é inversamente proporcional à porcentagem ou razão de concentração.
Nota: (p/V) = Peso-Volume (V/V) = Volume-Volume

Soluções Estoque
As soluções estoque são soluções concentradas de substâncias ativas

Relacionados