Dilslexia e Bullying

1627 palavras 7 páginas
INSTITUTO ENSINAR BRASIL
FACULDADE DOCTUM DE ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO DE VITÓRIA – DOCTUM
PEDAGOGIA

ANA PAULA SOUZA

A DISLEXIA E O BULLYING

VITÓRIA
2014

ANA PAULA SOUZA

A DISLEXIA E O BULLYING

Trabalho apresentado à Faculdade Doctum de Administração e Educação de Vitória – Doctum, curso Pedagogia, para aprovação parcial da disciplina Integradora.
Período: 1º
Professora: Giselle Cristina de Souza Dutra Costa

VITÓRIA
2014

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Só agora os pais e educadores brasileiros estão tomando conhecimento da dislexia, um problema que afeta crianças no mundo inteiro e que interfere muito no aprendizado. Mas o que seria Dislexia? E qual a relação com o bullying?
São assuntos que iremos tratar neste trabalho e vamos analisar o papel da escola e família na identificação e apoio aos casos de dislexia quanto ao bullying, com base em estudos e pesquisas feitos na disciplina Integradora.

2 O QUE É DISLEXIA?
É uma dificuldade primária do aprendizado abrangendo: leitura, escrita, e soletração ou uma combinação de duas ou três destas dificuldades. Caracteriza-se por alterações quantitativas e qualitativas, total ou parcialmente irreversíveis. É o distúrbio (ou transtorno) do aprendizado mais frequentemente identificado na sala de aula. Está relacionado, diretamente, à reprovação escolar, sendo causa de 15% das reprovações. Em nosso meio, entre alunos das séries iniciais (escolas regulares) têm sido identificados problemas em cerca de 8%. Estima-se que a dislexia atinja de 05 a 17% da população mundial.
Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.
Sinais de alertas:
Escrita: Dificuldades ortográficas persistentes, mesmo com palavras simples.
Leitura: leitura lenta e pouca exata, impossibilidade de fazer uma leitura diagonal e problemas em

Relacionados