Dilinquencia juvenile exclusão social

2704 palavras 11 páginas
Índice

Introdução 1

1. Enquadramento 1 2. A Delinquência Juvenil enquanto um problema sociológico 1 3. Pergunta de Partida 2 4. Hipóteses 2 5. Objectivos do trabalho 2 5.1. Objectivo geral 2 5.1.1. Objectivos específicos 2 6. Metodologia 3 7. Estrutura do trabalho 3
Capítulo 1 – A Delinquência Jubenil: conceito, causas e consequências 4

Capítulo 2 – A Problemática da Delinquência Juvenil em Cabo Verde 6

Bibliografias 7

Introdução

1. Enquadramento

Nos dias de hoje, como todos sabemos, a Globalização e o rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação têm provocado mudanças profundas em todas as esferas sociais, acarretando problemas sociais diversos de entre os quais se destaca a delinquência juvenil. Em Cabo Verde, em particular, este fenómeno tem ganhado contornos alarmantes que tem preocupado não somente as autoridades policiais e judiciais, mas sim a sociedade no seu todo. O clima de insegurança hoje alimentado pelos “Thugs”, paralelamente aos vários casos de homicídios e agressões físicas por eles levados a cabo têm despertado a necessidade de se adoptar mecanismos e estratégias eficazes de intervenção e de acção, no sentido de por cobro à esta situação, criando assim um ambiente social sadio e de maior tranquilidade e segurança, onde, de facto, as pessoas possam usufruir da liberdade, no bom sentido da palavra.

Neste sentido, a Delinquência Juvenil, associada a complexas consequências sociais, tem merecido aprofundados estudos e investigações que se estendem pelos diversos domínios das ciências sociais e humanas como a psicologia, a sociologia e o direito. É frequente e cada vez mais generalizado, o discurso que confirma o facto de haver um crescente número de transgressões cometidas por jovens, classificadas como Delinquência Juvenil e que constituem um problema social grave com tendência a aumentar drasticamente de frequência e intensidade.

Como também é do nosso conhecimento, por falta de estudos

Relacionados