Dilinquencia juvenil

3339 palavras 14 páginas
Introdução

Neste trabalho, iremos falar um pouco acerca da delinquência juvenil, para podermos compreender as causas que originam atos de delinquência juvenil. A delinquência juvenil refere-se aos atos criminosos cometidos por menores de idade. A palavra adolescência vem de adolescer, que significa crescer. É, pois, um período de crescimento, não apenas físico, mas intelectual, da personalidade e do ser. Como tal, esse crescimento vem acompanhado de uma crise de valores, e iremos falar mais ao desenrolar deste trabalho.

A delinquência juvenil

A delinquência juvenil refere-se aos atos criminosos cometidos por adolescentes. A delinquência juvenil, normalmente inicia-se em idades entre os 10-11 anos, indo até aos 16-18 anos dependendo do país que se encontra.

O diagnóstico feito demonstra que as causas que originam os atos de delinquência juvenil são motivados pelo consumo de álcool, divórcio dos pais, falta de controle dos adultos, falta de acompanhamento psicológico e consumo de drogas.

A família e a escola estão no centro da problemática em torno da delinquência juvenil. Esta centralidade da família e da escola nasce da nossa convicção de que a delinquência é produto da incapacidade dessas duas estruturas de socialização.

A compreensão dos problemas relacionado ao consumo de álcool e outras drogas entre adolescentes deve-se estender para além da prevalência do uso, e considerar também os diversos fatores que influenciam o comportamento de beber.

Conhecer os motivos que levam os adolescentes a abusar do álcool e de outras drogas, é particularmente importante para a implementação de políticas públicas de prevenção e combate ao consumo destas, infelizmente, de vez em vez, vimos os comerciantes a venderem bebidas alcoólicas aos menores de idades, e não se esquecendo das publicidades enganosas por parte da mídia.

O problema é muito sério e nada valem as restrições, se não houver uma luta titânica contra as drogas, por parte da nossa

Relacionados

  • Dilinquência juvenil - em inglês
    1500 palavras | 6 páginas
  • Sociologia
    3630 palavras | 15 páginas
  • Delinquencia Juvenil
    8961 palavras | 36 páginas