DILEMAS E FALSOS DILEMAS NO SERVIÇO SOCIAL

Páginas: 3 (514 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2014
O serviço social surge no Brasil a partir dos anos 1930 sob influência católica Europeia, o Serviço social está ligado a mudanças que se estabeleceram no decorrer dos séculos relacionados amovimentos de fatos sociais, culturais e econômicos.
O texto Dilemas e Falsos Dilemas no Serviço Social - Prática social: a ultrapassagem do fatalismo e do messianismo na prática profissional, analisando asorigens históricas do Serviço Social, identifica o messianismo como postura que acompanha a profissão desde o seu surgimento. A Autora relaciona fatalismo e messianismo, compreende-se que o AssistenteSocial deve evitar tanto o fatalismo histórico como também o messianismo. O primeiro dá indícios que a realidade já estaria definida na história, isso traz certa acomodação desvalorizando aprofissão. No segundo, o messianismo profissional mostra o assistente como o incentivador de todas as mudanças sociais. Demonstra que se por um lado existe o esforço para vencer os conflitos e tensões sociais,por outro lado há a dificuldade para decifrar desafios enfrentados pelos Assistentes Sociais na atualidade: interpretar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar eefetivar a partir de demandas emergentes do cotidiano.
Considerando que a realidade/sociedade é contraditória, podemos entender os limites e possibilidades da ação profissional. No fatalismo nada épossível ser feito; no messianismo o profissional faz crescer suas possibilidades muito além do que seu mandato institucional lhe permite; em ambos a ausência de perspectiva da história.Atualmente, Fatalismo e Messianismo são concepções inadequadas para a prática profissional do Assistente Social, pois este deverá formular e participar de políticas públicas e sociais. Deve buscar aprender omovimento das realidades para descobrir propósitos e possibilidades de inovações, e não mais aquele que pode resolver todos os problemas e conflitos sociais, como num passe de mágica, mas sim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dilema e falsos dilemas no serviço social
  • dilemas e mitos no serviço social
  • Falso dilema William Paley
  • Moradia digna em manaus: paradoxo e dilema para o serviço social
  • TEMAS E DILEMAS: AS DROGAS E SERVIÇO SOCIAL NA ATUALIDADE
  • TRANSUMANISMO VERSUS BIOCONSERVAÇÃO: UM FALSO DILEMA?
  • Dilema
  • DILEMAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!