DILEMAS E FALSOS DILEMAS NO SERVIÇO SOCIAL

Páginas: 5 (1086 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2013
DILEMAS E FALSOS DILEMAS NO SERVIÇO SOCIAL
A prática social no âmbito profissional divide-se em um fatalismo histórico, onde a realidade já está determinada e causa acomodação ao profissional e o messianismo profissional que torna o assistente social como responsável de todas as mudanças sociais. Causando conflitos e tensões sociais e impossibilitando o desenvolvimento histórico oferecidopelos próprios meios. A superação desta fatalidade e do messianismo contribuiu para uma nova análise crítica da prática social.
Possibilitando recuperar a tradição intelectual instaurada por Marx, onde compreende que o homem como ser social histórico possui capacidade de trabalhar e desenvolver-se com suas potencialidades humanas, tornando assim a construção de valores e caráter de classes. Oserviço social se institucionaliza como profissão na sociedade brasileira com impulso da igreja recuperar sua postura diante da sociedade. Com o processo de consolidação capitalista de trabalho surge um tipo de ação social que estabelece um vinculo entre estado e sociedade onde o interesse principal seria o operário urbano e o exército reserva.
Esta ação social seria para amenizar os danos causadospelo trabalho assalariado com uma forte realidade. O serviço social surge de uma estratégia da classe dominante em socializar o trabalhador com as condições de trabalho. Percebe-se que as bases de legitimidade da profissão são de poder político que se apropria de uma economia, o significado da profissão em sua divisão do trabalho e suas técnicas originam-se das técnicas extremamente dominadas pelapolítica de características filantrópicas. Marcadas pelo fortalecimento de benefícios sociais ligados ao tônus humanista-cristão que o serviço social historicamente possui como conservador.
Os valores históricos conservadores e tornam os profissionais impotentes, prisioneiros de executar sua prática. Que caracterizam teoria e prática impossíveis de serem aplicadas e executadas por seremdiferentes. Tornando assim a profissão “perversa”, o trabalho social é responsável por intermediar o homem e a natureza. O homem apodera-se do trabalho com sua força braçal e perde-se no próprio trabalho, alienando-se e passando a viver assim metodicamente.
Atividade prática do homem se da através do seu trabalho e estabelece uma relação conflituosa de que pelo próprio trabalho ele modifica a natureza eapropria-se do seu ser natural as relações sociais. Produzindo-se como ser social e estabelecendo suas necessidades o trabalho social através de sua prática possibilita mediar conflitos entre o homem e a sociedade capitalista. O trabalho do homem vai modificando e criando formas ele tanto se cria como se perde, adquire formas e adere a forma mercantil.
A prática social trata de mediações nasrelações de produção e as forças produtivas o proletariado surge com a posição que ocupa no processo de produção, a práxis revolucionaria possibilita a transformação do homem por sua teoria e conhecimento estabelece a verdade numa relação teoria e prática. A concepção da prática social estabelecida por Marx representa na realidade um objeto de intervenção, que entende como prática social tudo aquiloque os seres sociais praticam em suas vivências, ou seja, diversas construções sociais.
A dimensão política da prática profissional é demarcada por medidas econômicas e de ilusão de medidas governamentais caracterizada pela corrupção, o reforço da dependência do grande capital. O crescimento da luta social, a criação dos partidos de esquerda, luta sindical, expressam os interesses de umaorganização de defesa dos trabalhadores para a classe dominante, exigindo seus direitos. A prática profissional dentro desses parâmetros não se revela de forma imediata nem o relato das dificuldades vivenciadas mostra o sentido de alternativas dentro da história.
A prática do serviço social estabelece a relação entre o estado e sociedade onde as estratégias políticas permeiam as necessidades e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dilema e falsos dilemas no serviço social
  • DILEMAS E FALSOS DILEMAS NO SERVIÇO SOCIAL
  • dilemas e mitos no serviço social
  • Falso dilema William Paley
  • Moradia digna em manaus: paradoxo e dilema para o serviço social
  • TEMAS E DILEMAS: AS DROGAS E SERVIÇO SOCIAL NA ATUALIDADE
  • TRANSUMANISMO VERSUS BIOCONSERVAÇÃO: UM FALSO DILEMA?
  • Dilema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!