Dilatação linear dos sólidos

Páginas: 2 (356 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
 Dilatação linear dos sólidos
Um sólido possui três dimensões: comprimento, largura e altura. Se observarmos ou levarmos em consideração apenas a variação de uma de suasdimensões, quando acontece a dilatação em um sólido, essa dilatação será denominada dilatação linear.
Como a dilatação é causada pelo aumento de temperatura, podemos dizer que quanto maior for oaumento de temperatura maior será a dilatação. Dessa forma, para variações não muito grandes de temperatura, a dilatação do comprimento é proporcional a ela, sendo normalmenteimperceptível.
Quanto à dilatação linear, podemos afirmar que o tipo de material tem influência na dilatação da substância. Essa característica dos materiais pode ser representada por um númerochamado de coeficiente de dilatação que é obtido experimentalmente e que informa quanto uma unidade de comprimento da substância se dilata ao sofrer variação de temperatura de 1°C.
O modo comocada um desses fatores (variação da temperatura, comprimento inicial da barra e material do qual ela é constituída) influi na dilatação pode ser traduzido matematicamente por uma equaçãobastante simples. Vejamos a figura acima, nela temos uma barra metálica de comprimento L0 e temperatura inicial T0, ao ser aquecida durante certo intervalo de tempo, passará a ter umcomprimento final L e temperatura final T0.
Dessa forma, a barra sofre uma dilatação linear ΔL que pode ser calculada pela diferença entre L e L0 quando sofreu uma variação na sua temperatura(ΔT) calculada entre T e T0. Assim, temos:
ΔL= L0  .α .ΔT     ou     L= L0 (1+ α.ΔT)
No SI, o comprimento inicial da barra é dado em metros, o coeficiente de dilatação linear do materialα é dado em K-1 e a variação de temperatura ΔT é dada em K. Porém é mais usual utilizar o coeficiente de dilatação do material em °C-1 e a variação da temperatura em °C.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dilatação Linear de Sólidos
  • Dilatação linear dos sólidos
  • Dilatação Linear dos Solidos
  • Dilatação linear dos solidos
  • dilatação linear dos solidos
  • Dilatação linear dos sólidos
  • Dilatação linear dos sólidos
  • Dilatação Linear dos Sólidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!