Dilatção térmica

Páginas: 6 (1265 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – CCET
Disciplina: Laboratório de Fluidos e Termodinâmica
Professor: Everasmo Freire Bezerra

DILATAÇÃO LINEAR

Acadêmico: Devd Bruno Arcanjo
Curso: Licenciatura em FísicaMatrícula: 09100034/N36
Turma: 6º período


SOBRAL – CE
Agosto / 2011

Experimento Nº 1: Dilatação Linear
1. Objetivos
- Estudar os fenômenos de dilatação de acordo com o respectivo aumento de temperatura;
- Reconhecer aocorrência de dilatação do material após este ser submetido a aquecimento;
- Definir, através das medidas feitas, a dilatação do fio de níquel-cromo quando aquecido;
- Com o resultado das observações, escrever as expressões que as relacionem a variação de comprimento sofrido por um corpo de prova, em função do seu comprimento inicial, para uma mesma variação de temperatura;
- Através de observações emedições, relacionar a variação de comprimento sofrida por um fio em função da variação de temperatura;
- Relacionar a variação de comprimento sofrida por um fio em função do comprimento inicial do mesmo;
- Determinar o coeficiente de dilatação linear do fio de níquel cromo;
- Reconhecer o material através do coeficiente de dilatação linear obtido.

2. Conceitos enfocados na experiênciaDilatação térmica: Quando aquecemos um corpo, aumentando sua energia térmica, aumentamos o estado de agitação das moléculas que o compõem. Estas moléculas precisam de mais espaço e acabam se afastando uma das outras aumentando o volume do corpo. Este fenômeno é conhecido como dilatação térmica. A dilatação térmica ocorre não só quando aquecemos um corpo, mas também quando o resfriamos.
Coeficiente dedilatação linear: Mede o quanto uma substância se dilata (aumenta de comprimento) a cada variação de 1° C, para um determinado comprimento inicial.
Calor: É a energia térmica em trânsito provocada por diferenças de temperaturas, ou seja, se dois corpos, em temperaturas diferentes, forem postos juntos (contato térmico), a energia térmica do corpo de maior temperatura será transferida espontaneamente parao corpo de menor temperatura. Essa energia deslocada chama-se calor.
Temperatura: É uma grandeza física que mensura a energia cinética média de cada grau de liberdade de cada uma das partículas de um sistema em equilíbrio térmico. Dentro do formalismo da termodinâmica, que leva em conta apenas grandezas macroscopicamente mensuráveis, a temperatura é, de forma equivalente, definida como a derivadaparcial da energia interna U em relação à entropia S para um sistema em equilíbrio termodinâmico.
Efeito Joule: Quando uma corrente elétrica passa por um condutor elétrico, o condutor se aquece, emitindo calor. Esse fenômeno é denominado efeito joule.

3. Introdução
Quando os corpos são submetidos a uma variação de temperatura eles dilatam, ou seja, eles sofrem aumento ou diminuição nas suasdimensões. Vale deixar bem claro que essa variação é bem pequena, e que muitas vezes ela não é perceptível a olho nu, necessitando assim de equipamentos, com o microscópio, para poder visualizar.
Os corpos dilatam quando sofrem aumento na sua temperatura. Sabe-se que quando ocorre a variação da temperatura do corpo os átomos que o constituem se agitam mais, com isso a distância média entre eles éaumentada, assim sendo, o corpo ganha novas dimensões, isto é, ele se dilata. De uma forma geral todos os corpos dilatam após serem aquecidos e se contraem após terem sua temperatura reduzida.
A dilatação térmica linear, ou simplesmente dilatação linear, ocorre em corpos em que o comprimento é a dimensão mais importante, como por exemplo, em cabos e vigas metálicas. Por esse motivo, quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • termica
  • termica
  • termica
  • termica
  • Dilatação termica
  • dilataçao termica
  • Dilatação Termica
  • Maquinas termicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!