DIGLOSIA NO EQUADOR

348 palavras 2 páginas
DIGLOSIA NO EQUADOR

O Equador é um estado Pluricultural e Multiétnico, o qual deve respeitar e estimular o desenvolvimento de todas as línguas existentes no seu território. Assim como a identidade cultural das nacionalidades existentes no seu interior: Kichwa, Shuar, Achuar, Chachi, Epera, Huaorani, Siona, Secoya, Awa, Tsáchila y Cofán, Zápara.

As nacionalidades indígenas do Equador fazem um lugar muito importante e eles conseguirem a inclusão na Constituição Política da República do reconhecimento da educação intercultural bilingue como um dos direitos coletivos. Além disso, eles tem gerado um processo educativo de crescimento humano, fundamentado na sabedoria milenaria dos povos indígenas.

Articulo 1 da Constituição vigente, o ponto terceiro diz: “O estado respeita e estimula o desarrolho de todas as línguas dos equatorianos. O castelhano é o idioma oficial. O kichwa, o Shuar e os demais idiomas ancestrais são de uso oficial para os povos indígenas nos términos que fija a lei.
Artículo 84, Numeral 1, diz: Manter, desenvolver e fortalecer a identidade e tradições no espiritual, cultural, linguístico, social, político e económico. ”

Estas diversas línguas indígenas no Equador tem um avance em as investigações em seus variações do dialeto que depende da região:

-Na Amazónia são: Kichwa, Shuar-Achuar, Zápara, Wao Tiriro, Paicoca, Shiwiwar Chicham e A'ingae
-Na Serra: o kichwa.
-Na Costa: Awapit, Cha’fiki, Tsa’fiki, Sia pedede.

A maior parte dos estudos das línguas indígenas realizadas são de caráter descritivo e asilado de um processo educativo dos povos indígenas.

Existem poucos estudos destinados a apoiar o processo de fortalecimento de as línguas e culturas do Equador. Mas as que mais estudos tem são: Kichwa e Shuar. Das demais existem poucos estudos y conhecimentos.

Se pode ver que o avance que tem os povos indígenas na inclusão social e muito grande, porque agora se tem escolas na parte urbana do pais que fazem o

Relacionados