Digital Forensics - Resumo - Rodrigo Albuquerque

684 palavras 3 páginas
Digital Forensics: Últimos Desafios e Respostas
Rodrigo Silva Albuquerque1
1

Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica – FACEEL
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
Caixa Postal 101 – 68507-590 – Marabá – PA – Brasil
{rodrigo_tioficial}@hotmail.com

1.

Resumo
A Forense Digital (DF) ou investigação digital é uma ciência de adquirir,

analisar, extrair, interpretar e produzir evidências de uma fonte digital em casos civis, criminais ou corporativas de natureza administrativa. Com o aumento exponencial na utilização de computadores em redes, a DF tem emergido como uma importante alternativa da ciência investigativa para rastrear pessoas más intencionadas ou atividades indesejadas (cujos traços são mais frequentemente encontrados em fontes digitais) e identificar os culpados.
Portanto, Forense Digital é o processo de descoberta e interpretação de dados eletrônicos para uso em um tribunal de direito. O objetivo do processo é preservar qualquer evidência na sua forma mais original durante a realização de uma investigação estruturada através da recolha, identificação e validação da informação digital com o objetivo de reconstruir eventos passados.
Após se ter indícios ou a confirmação de que o sistema foi invadido, a investigação forense digital entra em cena para descobrir e interpretar as evidências da invasão, correlacionado-as, para apresentar o que aconteceu, como aconteceu, quem fez e o porquê. Com os resultados obtidos na investigação forense digital, os investigadores podem levar as evidências a um tribunal, por exemplo, para que os responsáveis pela ação sejam punidos.
Forense Digital é um campo novo e crescente na área de investigação de crimes tecnológicos. Coleta de evidências digitais é um processo altamente disciplinado, onde repetibilidade e precisão são fundamentais para que a prova seja admissível em tribunal.

Em comparação com a Ciência Forense tradicional, a Forense Digital envolve

Relacionados

  • TCC técnico bioquímica não concluído
    14190 palavras | 57 páginas
  • Empresarial
    82988 palavras | 332 páginas
  • BRUNA KELLI LIMA DINIZ QUANDO A MAE VAI AO TRIBUNAL
    55280 palavras | 222 páginas
  • Diretriz Emergencia
    188231 palavras | 753 páginas