digestão anaróbia

518 palavras 3 páginas
PROCESSOS DA DIGESTÃO ANAERÓBIA
O processo de digestão anaeróbia baseia-se na utilização de bactérias que sobrevivam na ausência do gás oxigênio (O2). Na digestão de material orgânico complexo, como os lipídios e as proteínas, esse processo é desenvolvido por uma sequência de ações e uma variedade muito grande de bactérias, no qual se podem distinguir quatro fases essenciais: Hidrólise, acidogênese, acetogênese e metanogênese (van Haandel e Lettinga, 1994). Cada fase desse processo tem uma ação específica, que vai desde a quebra das moléculas mais complexas até a formação dos produtos finais, essencialmente o gás metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2).
Durante a hidrólise, as moléculas complexas como carboidratos e lipídios são convertidas em compostos dissolvidos mais simples, como os aminoácidos. Essa conversão é possível devido a ação das exo-enzimas, que são excretadas pelas bactérias. Após serem convertidos pela hidrólise, os compostos dissolvidos são absorvidos pelas células das bactérias anaeróbicas, metabolizados e excretados como compostos ainda mais simples, como álcoois, ácidos graxos e alguns compostos minerais, como o hidrogênio, o gás carbônico e o ácido sulfídrico. Esse processo de metabolização dos compostos é denominado acidogênese.
A terceira fase da digestão anaeróbia é a acetogênese. Nessa fase os produtos metabolizados na acidogênese são convertidos em compostos que formam os substratos para a produção do metano. Esses substratos são o ácido acético, o hidrogênio e o dióxido de carbono. Nesse processo também há a produção de ácidos graxos voláteis. Os ácidos voláteis representam compostos intermediários que serão convertidos pelas bactérias metanogênicas. O produto dessa conversão representa a maior parte do metano que será formado (Chernicharo, 1997). Isso caracteriza a quarta e última fase, chamada metanogênese.
Durante a metanogênese, os compostos simples obtidos na fase acetogênica sofrem uma redução. A redução do ácido acético é

Relacionados

  • microbiologia
    26438 palavras | 106 páginas