DIGESTÃO E ABSORÇÃO DE: CARBOIDRATOS, LIPIDIOS, PROTEÍNAS, VITAMINAS E MINERAIS

2483 palavras 10 páginas
ESCOLA SUPERIOR SÃO FRANCISCO DE ASSIS
HENRIQUE TARGUETA
ESTUDO DIRIGIDO
SANTA TERESA
2014
DIGESTÃO DE CARBOIDRATOS
Os carboidratos da dieta são 3 principais fontes: Sacarose (dissacarídeo, açúcar de cana); Lactose (dissacarídeo, leite); Amidos (grandes polissacarídeos presentes em quase todos os alimentos de origem não-animal, batatas e grãos). Outros carboidratos ingeridos em menor quantidade são Amilose, Glicogênio, Álcool, Ácido Lático, Ácido Pirúvico, Pectinas, Dextrinas, e quantidades ainda menores de derivados de carboidratos nas carnes. A dieta contém ainda uma grande quantidade de CELULOSE, um carboidrato, porém nenhuma enzima é capaz de hidrolisar a celulose.
BOCA E ESTÔMAGO
Quando o alimento é mastigado, mistura-se coma saliva, que contem a Ptialina (uma α-amilase) secretada pelas glândulas parótidas. Ela hidrolisa o amido no dissacarídeo Maltose e em outros pequenos polímeros de glicose, que contém 3 a nove moléculas de monossacarídeos (Glicose, Galactose, Frutose...)Menos de 5% do alimento terão sofrido hidrólise na boca até a deglutição. A digestão do amido por vezes continua no corpo e no fundo do estômago por até uma hora antes de o alimento ser misturado às secreções estomacais. A atividade da AMILASE SALIVAR é então bloqueada pelo ácido das secreções gástricas (é inativada como enzima quando o pH do meio cai abaixo de 4). Em média, antes de o alimento e da saliva estarem completamente misturados com as secreções gástricas, cerca de até 30 a 40% dos amidos terão sofrido hidrólise para formar Maltose.
A glicose representa mais de 80% dos produtos finais da digestão de carboidratos, enquanto a fração de galactose ou frutose raramente ultrapassa 10%.
INTESTINO DELGADO
A secreção pancreática, como a saliva, contém grande quantidade de α-AMILASE PANCREÁTICA. 15 a 30 minutos depois de o quimo ser transferido do estômago para o duodeno e misturar-se com o suco pancreático, todos os carboidratos terão sido digeridos. Os carboidratos são quase

Relacionados

  • Bizu
    108589 palavras | 435 páginas
  • Bizu – comentado
    109276 palavras | 438 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas
  • Willibaldo Schimidell Urgel De Almeida Lima Eug BookZZ
    191056 palavras | 765 páginas