Difusionismo Direito e Antropologia

Páginas: 12 (2929 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2014
DIFUSIONISMO
O termo difusionismo foi empregado pela primeira vez em 1930, para “designar a corrente antropológica que procurava explicar o desenvolvimento cultural através do processo de difusão de elementos culturais de uma cultura para outra, enfatizando a relativa raridade de novas invenções e a importância dos constantes empréstimos culturais na história da humanidade”.
Para os adeptosdessa corrente de pensamento, as semelhanças e diferenças culturais resultam mais da presença ou ausência dos processos de difusão do que das invenções isoladas de diferentes culturas.
Tentaram explicar as similitudes e diferenças entre as culturas particulares, enfatizando o fenômeno da difusão e dos contatos entre os povos. Procuraram dar aos métodos da Antropologia Cultural mais rigorcientífico, desenvolvendo várias técnicas de pesquisa de campo, principalmente a observação participante.
Pode-se dizer que o difusionismo foi um movimento de reação ao evolucionismo do século XIX, que, mesmo afetando a orientação teórica e os procedimentos metodológicos, não rejeitou completamente os conceitos básicos formulados pelo evolucionismo. O difusionismo predominou no período entre 1900 e1930, mas foi na década de 1920 que obteve sua maior aceitação e popularidade.
Conhecido também pelo termo historicismo, o difusionismo engloba três linhas de pesquisa:
1- DIFUSIONISMO INGLÊS: Caracteriza-se pelo dogmatismo e atitude anticientífica, tendo desenvolvido ao extremo as ideias da pouca criatividade humana. Seus principais representantes foram:
A) G. Elliot Smith: impressionado com asdescobertas arqueológicas de Petri e outros, no Egito, atribuiu a esse único local a origem da cultura. Achava que os egípcios, tendo viajado por diferentes lugares, , haviam levado seus inventos através da Ásia e das ilhas do Pacífico até a América Central. Sem um critério rigoroso de avaliação, concluiu que os costumes egípcios haviam sido amplamente difundidos pelo mundo.
B) W. J. Perry:acreditava que a cultura do mundo todo era idêntica, em consequência da difusão cultural.
O método histórico, defendido por esses autores, é aceitável, mas não ocorre o mesmo em relação à maneira como manipulavam os dados, baseados em informações imprecisas, duvidosas, devido à falta de meios de comunicação na época. Embora tenham valorizado a difusão cultural, esses autores esqueceram do rigorcronológico dos fatos em pauta.
Essa escola não ganhou muitos adeptos, nem mesmo entre os antropólogos ingleses, e logo caiu no esquecimento.


2- DIFUSIONISMO ALEMÃO-AUSTRÍACO: Sua característica principal é a visão pluralista da origem da cultura, aceitando vários locais de evolução, que deram origem à totalidade desta.
Os nomes mais expressivos dessa escola foram:
1-Friederich Ratzel:considerado o fundador da Antropologia Geográfica, deu à história da cultura mundial um tratamento especial chamado método cultural histórico.
2- Willi Roy: é tido como um dos representantes da teoria dos “círculos culturais”, mas são Grabner e Schmidt seus principais formuladores.
3- Fritz Grabner: considerava o grande objetivo do método cultural-histórico a determinação histórica e geográficadas combinações de elementos básicos chamados círculos culturais. Para ele, a cultura humana ter-se-ia desenvolvido em alguma parte do interior da Ásia (centro de cultura), e daí se difundiu para as mais longínquas partes do mundo, em círculos cada vez mais amplos, através das imigrações.
4- Pe. Wilhelm Schmidt: apresentou o moderno cenário cultural como resultado de uma difusão complexa de umasérie de esquemas, que poderiam reconstruir os círculos culturais originais.
A principal contribuição do difusionismo alemão-austríaco reside na noção de “círculos culturais”, entendidos como um conjunto de traços associados com um sentido, podendo ser isolados e identificados na história cultural, na insistência da historicidade do método e dos contatos culturais, primeiro passo para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia do Direito
  • Antropologia do Direito
  • Antropologia e direito
  • Antropologia e direito
  • Antropologia e direito
  • Antropologia e Direito
  • Antropologia e direito
  • Antropologia do Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!