Difração de Fraunhofer

Páginas: 4 (939 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
DIFRAÇÃO DE FRAUNHOFER
THIAGO HENRIQUE PINHEIRO PINTO – 2013018973
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Este relatório consiste em obter o comprimento de onda através do princípio de difração deFraunhofer. Através também de princípios aritméticos iremos analisar os resultados obtidos, bem como as suas aplicações teóricas e práticas.

INTRODUÇÃO
Difração é um fenômeno que acontece quandouma onda encontra um obstáculo. Em física clássica, o fenômeno da difração é descrito como uma aparente flexão das ondas em volta de pequenos obstáculos e também como o espalhamento, ou alargamento,das ondas após atravessar orifícios ou fendas. Esse alargamento ocorre conforme o princípio de Huygens. Acontece difração com todos os tipos de ondas, incluindo ondas sonoras, ondas na água e ondaseletromagnéticas (como luz visível, raios-X e ondas de rádio). Assim, a comprovação da difração da luz foi de vital importância para constatar sua natureza ondulatória.
A difração é junto com ainterferência um fenômeno tipicamente ondulatório. A difração é observada quando uma onda muda de direção devido a um obstáculo cujas dimensões são comparáveis ao comprimento de onda. O caso mais simplescorresponde à difração de Fraunhofer, na qual o obstáculo é uma fenda estreita e grande, de modo que podemos ignorar os efeitos dos extremos. Supomos que as ondas incidentes são normais ao plano da fenda, eque o anteparo se encontra a uma distância grande em comparação com a largura da mesma.
O experimento é orientado segundo o princípio de difração de Fraunhofer, que estabelece a condição dedifração no infinito, onde a distância entre o plano da fenda e o anteparo é muito maior que a largura da fenda, em nosso caso, 1 metro e 0,01 milímetros, respectivamente. Desta forma, é possível obter umainterferência construtiva, proveniente da superposição de raios paralelos.



ABORDAGEM TEÓRICA
Supomos uma fenda simples, de largura e comprimento muito longo, sendo iluminada por luz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Difração
  • Difração
  • difração
  • difração
  • Difração
  • Difração
  • Difração
  • difração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!