Dificuldades no desenvolvimento operatório frente às provas piagetianas

Páginas: 5 (1146 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: COMPARTILHANDO SABERES


DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO OPERATÓRIO FRENTE ÀS PROVAS PIAGETIANAS


Paula de Lima
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda uma atividade prática, como requisito da disciplina Psicologia da Educação: Compartilhando Saberes. Um dos objetivos era realizar um estudo comparativo acerca dodesenvolvimento cognitivo para conhecer o pensamento operatório das crianças.
O estudo busca pesquisar a teoria de Jean Piaget, aplicando uma atividade em crianças no período operacional, observando a confirmação do contínuo processo de conservação, que no caso desta faixa etária, deve reconhecer que os objetos podem ser transformados sem perder comprimento.
DESENVOLVIMENTO
De acordo com a teoriapiagetiana do desenvolvimento cognitivo baseia-se na premissa de que as pessoas tentam atribuir sentido ao mundo e criam ativamente seu conhecimento por meio de experiências diretas com objetos, pessoas e ideias. Piaget acreditava que as pessoas jovens passam por quatro estágios à medida que se desenvolvem: no estágio sensório-motor, os bebês exploram o mundo pelos seus sentidos e pela atividademotora, e trabalham para dominar a permanência de objeto e realizar tarefas direcionadas a objetivos; no estágio pré-operacional, o pensamento simbólico e as operações lógicas começam; as crianças no estágio das operações concretas conseguem pensar logicamente sobre situações tangíveis e demonstram a conservação, a reversibilidade, a classificação e a seriação; a capacidade de raciocinar de formahipotético-dedutiva, coordenar um conjunto de variáveis e imaginar outros mundos marca o estágio das operações formais. (DELGADO, 2009).
Para analisar as dificuldades de conservação que ocorrem nos estágios pré-operatórios e de operações concretas, Piaget em sua teoria criou estágios de desenvolvimento cognitivo. A teoria piagetiana ressalta a importância de entender a qualidade de pensamento, osargumentos do sujeito na tentativa de compreender as transformações da realidade. Segundo Piaget, “a capacidade de um aluno de resolver problemas de conservação depende da compreensão de três aspectos básicos do raciocínio: identidade, compensação e reversibilidade”. (WOLFOLK, 2000, p.44).

METODOLOGIA

Caracterização dos sujeitos

SUJEITO IDADE SEXO SÉRIE
S1 5 anos feminino pré
S2 6 anosfeminino 1° ano
S3 7 anos masculino 1°ano
S4 7 anos masculino 2° ano
S5 8 anos feminino 2° ano
Descrição da prova
A atividade foi realizada com crianças de 4 a 8 anos de idade, em uma escola pública situada na cidade de Curitiba. A prova foi aplicada em cinco crianças, onde cada uma respondeu as perguntas da prova de centralização da teoria cognitiva, propostos na atividade prática.
Aatividade conservação de comprimento consistiu em mostrar às crianças, uma fileira com oito palitos de fósforos de tamanho grande e outra fileira com dez palitos de tamanho pequeno, de tal maneira que ao enfileirar os palitos grandes e paralelamente os pequenos as duas tivessem o mesmo comprimento, fazendo-as concordarem que as fileiras eram iguais.
Foram colocadas sobre a mesa duas fileirasparalelas (A e B) dos dois tipos de palitos de fósforo com o mesmo comprimento, dizendo: "Vamos fazer de conta que estas fileiras são duas estradas. Elas têm o mesmo comprimento?". Após anotar a resposta, passamos para a situação seguinte. A fileira A foi deixada como na primeira situação e deslocou-se a fileira B para a direita e perguntou-se: "Qual destas duas estradas é mais comprida? Ou elas têm omesmo comprimento? Como você sabe disso?". Na situação seguinte, deixamos à fileira A como na primeira situação e arrumamos à fileira B em ziguezague e perguntamos: "Se você fosse andar nestas duas estradas, em qual você andaria mais? Ou você andaria o mesmo tanto? Elas têm o mesmo comprimento? Como você sabe disso?". Em seguida, deixamos à fileira A como na primeira situação e arrumamos à fileira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estagios do desenvolvimento
  • Provas piagetianas
  • Provas piagetianas
  • Provas piagetianas
  • Provas Piagetianas
  • Provas Piagetianas
  • Provas piagetiana
  • Prova Piagetiana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!