Dificuldades Na Implanta O Da Sistematiza O Da Assist Ncia De Enfermagem SAE Uma Revis O Teorica

315 palavras 2 páginas
Dificuldades na implantação da sistematização da assistência de enfermagem SAE uma revisão teórica
A Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE é uma ferramenta essencial para o enfermeiro, mas sua implantação na prática é difícil por diversos fatores. A SAE proporciona ao enfermeiro recursos técnicos, científicos e humanos, no qual visa uma melhor qualidade de assistência ao cliente e possibilita seu reconhecimento e valorização.
Mesmo a SAE sendo norteada pela teoria, orientada na formação e exigida conforme determina a legislação profissional, a sua implementação ainda está iniciando e caminha para a sua efetivação, mas ainda existem muitos fatores que contribuem para que isso não ocorra. Cabe ao enfermeiro identificar esses fatores e trabalhar em função de solucioná-los abrindo caminho para a implantação da SAE.
Em grande parte dos estados, as instituições de saúde não aderem à implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, por dificuldades de implantação e implementação. Dentre os principais fatores que dificultam a implantação da SAE estão a falta de conhecimento sobre a realização do exame físico, falta de treinamento sobre o tema nas Instituições de Saúde, falta de registro adequado a assistência de enfermagem, conflito de papéis, dificuldade de aceitação de mudanças, falta de credibilidade nas prescrições de enfermagem, carência de pessoal e falta de estabelecimento de prioridades organizacionais. Mas em contrapartida, alguns fatores que contribuem para a implantação da SAE são o trabalho em equipe, encontros de reflexão sobre a temática e conscientização da necessidade de mudança no processo de trabalho da equipe de enfermagem como um todo.
Mediante essa pesquisa, constatou-se que o enfermeiro possui pouco interesse com estas questões, devido as dificuldades apresentadas. Mas para o enfermeiro ser valorizado, depende de sua atuação profissional e seu conhecimento técnico-cientifico. A enfermagem precisa conquistar seu espaço com

Relacionados