Dificuldades na Aprendizagem

Páginas: 7 (1728 palavras) Publicado: 15 de junho de 2015
Dificuldades na Aprendizagem

Patricia Maristela Freitas Garcia
Professora: Viviane Wegner Garcia
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Matemática (MAD 0217) – Estágio II
03/06/2015



RESUMO

Ao realizar este estágio II com alunos de 6º ano da Educação de Jovens e Adultos- EJA, meu interesse era de como ensinar a matemática de forma simples e diferente. Através da observação e daentrevista feita ao professor regente, notei que há pouca motivação para que os alunos se interessem nas aulas, que o importante é ter conhecimento, mas sem interesse de como transmitir usando recurso.

Palavras-chave: Dificuldades. Motivação. Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

O ensino-aprendizagem dos educandos com novas alternativas. A matemática é para muitos educandos uma disciplina muito difícil,e inserir formas de ensiná-la ajuda o aluno a desenvolver o ensino-aprendizagem de maneira prática, não fugindo do foco principal que conhecer e aprender o conteúdo.

Ensinar matemática exige mudanças de atitude do educador, ou seja, uma uniformização entre teoria e prática. Pois a metodologia tradicional não acompanha o desenvolvimento tecnológico da sociedade.

Quais são as dificuldadesencontradas tanto por parte dos professores em ensinar quanto por parte dos educandos em aprender. Para isso devemos explorar situações que envolvam o nosso cotidiano dos educandos.


2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A matemática está em toda parte na produção de novos conhecimentos, para isso não pode se limitar em uma simples memorização de regras, técnicas.
Para Freire, (1996, p. 52)“... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua própria produção ou sua construção.”

“O ambiente, por mais rico e construtivo que seja, por si só, não é suficiente para promover contextos propícios à exploração e construção do conhecimento, no contexto tecnológico. A mediação do professor desempenha um papel determinante, à medida que, ao trabalhar com a tecnologia, elepode criar situações desafiantes, recortá-las em vários problemas intermediários que possibilitam aos alunos se deslocarem muitas vezes do problema principal, percebendo-o por uma outra perspectiva, possibilitando-lhes a busca de novos caminhos, a constante reavaliação de suas estratégias e objetivos, envolvendo-se no processo de construção do conhecimento.”


Cada professor tem sua metodologia deensino, muito educadores acreditam que sua forma de ensinar é eficaz, apenas com o quadro e o livro didático. Outros procuram se integrar a novas formas de ensino. Mas para obter sucesso o educador deve planejar e preparar aulas com objetivos.

A forma lúdica de ensinar é usada por muitos educadores, os jogos fazem com que os alunos gostem da disciplina de Matemática.

“Crianças enfileiradas comconteúdos estáticos, descontextualizados da realidade do aluno. Fazer a prática pedagógica a partir das atividades lúdicas nos conduz a pensar em mudanças significativas para o contexto educacional. Percebem-se no contexto escolar alunos com dificuldades em aprender matemática: dificuldades em interpretar, desenvolver o raciocínio lógico, concentração, atenção, formular conceitos, relacionar ecriar estratégias. Partindo dessas premissas, objetivamos identificar, conhecer e analisar a importância das atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem da matemática.” ( SANTOS; OLIVEIRA, CARVALHO)



O objetivo do uso dos jogos para o ensino da matemática é inovar as aulas despertando o interesse dos alunos e fazendo com que o educando goste de aprender os conteúdos da disciplina. SegundoSchneider ( 2013, p.4)

A aprendizagem de conteúdos matemáticos por caminhos lúdicos está pautada na visão arquimediana do ensino da matemática. Ela nos sugere que o professor deve atuar durante o processo de ensino-aprendizagem exercendo a função de facilitador do processo, ou seja, agindo como mediador entre aluno e a construção do conhecimento matemático, estimulando idéias matemáticas para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dificuldade de aprendizagem
  • DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM
  • Dificuldades da aprendizagem
  • Dificuldades de Aprendizagem
  • Dificuldade de aprendizagem
  • Dificuldades de aprendizagem
  • Dificuldades de aprendizagem
  • dificuldade na aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!