Dificuldades em leituras nas séries iniciais

Páginas: 15 (3653 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2014

INTRODUÇAO
A habilidade de ler e compreender textos é uma condição sem a qual uma pessoa encontrará sérias dificuldades para enfrentar os desafios na sociedade tal como está organizada neste início do século XXI.
As diversas formas de interação social exigem que um individuo possua a capacidade de ler para conseguir se inserir na maioria das situações sociais ,seja no mercado detrabalho ,como cliente de uma loja ou de uma agência bancária na condição de leitor ou de viajante,pois deve interpretar corretamente os dados impressos em documentos,monitores de computadores,contratos e em passagens,entre muitas outras possibilidades.
Levando-se em conta o trabalho realizado nas escolas,é necessário questionar os motivos que impedem as pessoas com idade inferior a 15anos terem passado por uma instituição de ensino,mas não terem se alfabetizando é um pais cujo status é de nação em desenvolvimento,apesar dos problemas que ainda tem por superar,é necessário que haja um investimento no sistema indrecacional não apenas financeiro,mas,sobretudo de conhecimento a respeito de como não apenas ensinar os alunos a decodificarem um texto,mas como mostrar a esses alunos aimportância que a habilidade de ler e compreender texto trará para sua vida em particular,e para a nação como um todo.
Justifica-se,assim ,a elaboração deste trabalho,ou seja,pela existência de uma grande lacuna de aprendizagem e da impossibilidade de continuar aprender pela falta de habilidade de ler e compreender textos da população brasileira.E o problema a investigar é:As dificuldadesde aprendizagem de aprendizagem na área de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental.È notório que as séries iniciais do ensino fundamental,existe uma complexidade de dificuldades que aparecem nesse período.As instituição escolar deve esta atenta ás dificuldades de aprendizagem,pois quanto mais cedo perceber essas,haverá vantagens para ser solucionada com mais rapidez. Assim a escoladeve promover atividades diferenciadas e significativas de leituras que tinham sentido para os alunos. O desenvolvimento de situações educativas provoca mudanças compulsivas conforme a tendência adotada.
Como objetico geral,pretende-se conhecer as dificuldades e as possibilidades de atender com qualidade os alunos que não veceram as habilidades propostas no plano de ensino. Comoobjetivos específicos,conhecer a realidade dos alunos participantes do projeto,identificar suas dificuldades de aprendizagens e também estratégia que possam ser utilizadas como recurso facilitador no ensino da leitura que possam despertar a motivação dos alunos e torna-los leitores reflexivos e críticos.
A leitura não é mais considerada mera decifração de sinais,letras,palavras. Ela vai além do queesta escrito no papel ou em qualquer veículo de comunicação. O ato de ler deve ser desenvolvido desde a infância.alimentado durante a adolescência e matido pelo resto da vida.Essa pratica se consolida a parti do momento em que a literatura toma os leitores pelas mãos,e os levam a conhecer o mundo da imaginação. Quando a criança esta aprendendo a ler são necessários alguns requisitos,dentreeles destacam-se saber diferenciar visualmente as letras impressas e perceber que cada símbolo gráfico corresponde a um determinado som,e isso ocorre da seguinte maneira como explica Morais(2004,p17):

Este processo da leitura,que envolve símbolos
Impressos e a ssociação entre palavra impressa e
Som,é chamado de decodificação e essencial para que
a criança aprenda a ler.Mas,para ler,não bastaapenas
realizar a decodiperação dos símbolos impressos,é´
necessário que exista,também,a compreesão e a
analise critica do material lido. Sem a compreensão,a leitura deixa
de ter interesse e de ser uma atividade motivadora.Na verdade,so

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Durante muito tempo”a criança com dificuldade de aprendizagerm na leitura,era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dificuldades de leitura e escrita nas series iniciais
  • Dificuldades de leitura e escrita nas series iniciais
  • Dificuldade de leitura e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
  • Dificuldade de leitura e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
  • As dificuldades de leitura e escrita nas series iniciais ( tcc pedagogia)
  • Dificuldades de aparendizagem nas séries iniciais.
  • Dificuldade de aprendizagem nas séries iniciais
  • Dificuldade De Aprendizagem Nas Séries Iniciais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!