DIFICULDADES DIÁRIAS ENFRENTADAS POR CUIDADORES DE CRIANÇA COM CÂNCER.

4405 palavras 18 páginas
DIFICULDADES DIÁRIAS ENFRENTADAS POR CUIDADORES DE CRIANÇA COM CÂNCER.

1 INTRODUÇÃO

O câncer, somente nas últimas décadas vem ganhando uma dimensão mais ampla, sendo um problema de saúde pública mundial. No Brasil e no mundo, tem-se presenciado causas de mortalidade, evidenciando a importância dos aspectos preventivos e do tratamento precoce da patologia. Desde a década de 60, as doenças infecciosas e parasitárias têm deixado de ser a principal causa de morte, sendo substituídas pelo aparelho cardiovascular e neoplasias (BENNETT, CLAUDE, FRED, 1997).
O Instituto Nacional do Câncer (2003) refere que no Brasil, o câncer infantil atinge mais de cinco mil crianças e adolescentes, levando a mais de dois mil óbitos por ano nas idades de 0 a 19 anos, verificando-se um progressivo aumento de casos. O documento relata ainda que ,embora o Ministério da Saúde divulgue a cura em 70% dos casos, atribuídos aos avanços no diagnóstico e tratamento da doença, afirma também que isso só pode ser conseguido quando o diagnóstico é precoce e a criança recebe o devido tratamento em instituição especializada. Por outro lado, o difícil acesso à informação e atendimento nos serviços de saúde, retarda o diagnóstico e dificulta o tratamento e a cura,
A palavra câncer descreve uma classe de doenças caracterizadas pelo crescimento descontrolado de células diferenciadas. Os cânceres invadem destrutivamente os órgãos normais por extensão direta e disseminação para pontos distantes. Todos os cânceres invadem ou migram de um órgão a outro, mas cada tipo específico tem características biológicas e clínicas singulares que precisam ser avaliadas para o apropriado diagnóstico, tratamento e estudo. O câncer afeta todas as populações mundiais, quando a prevenção do câncer não é possível devido à falta conhecimento da área, a detecção precoce é a melhor estratégia seguinte para reduzir a taxa de mortalidade por câncer (BENNETT & PLUM 1997).
Segundo Nascimento (2003), o câncer infantil,

Relacionados

  • pesquisa
    75002 palavras | 301 páginas
  • Meio ambiente
    30342 palavras | 122 páginas