dificuldades de aprendizagem

Páginas: 31 (7593 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
I - HIPERATIVIDADE

Breve Histórico
Segundo Topczewski (1999), a hiperatividade tem conotação genética, por haver algumas publicações reforçando esta posição, como:
1) - a manifestação é mais frequente no sexo masculino;
2) - há casos semelhantes nos parentes próximos, como pai, tio, avô ou irmão.
3) As meninas podem ser hiperativas, embora a incidência, no sexo feminino, seja menosfrequente.

Definição
A hiperatividade “é um transtorno neurobiológico caracterizado pela desatenção, inquietação e impulsividade.” (Carvalho, 2010).

Características
Frequentemente, a criança hiperativa agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira; abandona sua cadeira na sala de aula ou outras situações na qual se espera que permaneça sentado; corre ou escala em demasia, em situaçõesimpróprias; tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer; fala em demasia; está “a mil” ou outras vezes reage como se estivesse “a todo vapor”. (Servera, 2005).

Diagnóstico
Um diagnóstico da hiperatividade é difícil e complexo, não existindo nenhum teste absoluto que se possa ter certeza de que a criança é hiperativa. Para Goldstein (1992), o que se pode fazer éuma cuidadosa coleta de informações, das mais variadas fontes (por exemplo, pais e professores), através de questionários, entrevistas e testes, apesar de não existir sinais significativos na história do desenvolvimento de uma criança que com certeza absoluta possam contribuir para diagnosticar a hiperatividade.
O autor ressalta também que é de suma importância os pais entenderem que ahiperatividade pode ser melhor descrita como uma forma exacerbada daquilo que pode ser um comportamento apropriado para a idade, que uma criança pode ser também excessivamente ativa ou insuficientemente atenta.

Tratamento
Oaklander (1980) se coloca a favor de um tratamento à base de uma boa nutrição e vitamina, já que grandes quantidades de açúcar e outras bobagens em geral são dadas para as criançascomo recompensa por fazer algo direito ou para mantê-las quietas e isso é prejudicial. Para trabalhar com crianças hiperativas, a autora emprega uma dessas duas abordagens:
1) oferecer à criança, materiais que são muito calmantes, tranquilizadores, tais como argila, areia, água ou pintura com dedos;
2) acompanhar o rápido focalizar e desfocalizar de atenção e fazer com que a criança perceba oque está fazendo, de modo a experienciar isto mais plenamente.



II - TDAH – TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Breve Histórico
O TDAH - seu conceito, seu diagnóstico e seu tratamento - tem sido objeto de crítica e controvérsias desde os anos 1970. As controvérsias envolveram médicos, professores, formuladores de políticas públicas, pais e a mídia. As opiniões sobre o TDAHvão desde a descrença na sua existência até a crença de que a síndrome realmente exista e que tenha uma base genética e fisiológica. Há também discordância quanto ao uso de medicação estimulante no tratamento. (Wikipédia, 2013).

Definição:
Segundo Carvalho (2010), “O TDAH é um transtorno neurobiológico caracterizado pela desatenção e inquietação. Alterações nos neurotransmissores da regiãofrontal do cérebro, responsável pela inibição do comportamento, memória e autocontrole, são apontados como a principal causa do transtorno”.

Características
De acordo com Sam Goldstein (2006), o T.D.A.H. é classificado a partir de quatro formas:

Forma Hiperativa/Impulsiva: É caracterizada por pelo menos seis dos seguintes sintomas, em pelo menos dois ambientes diferentes:
- Dificuldade empermanecer sentada ou parada;
- Corre sem destino ou sobe excessivamente nas coisas;
- Inquietação, mexendo com as mãos e/ou pés, ou se remexendo na cadeira;
- Age como se fosse movida a motor, “elétrica”;
- Fala excessivamente;
- Dificuldade em engajar-se numa atividade silenciosamente;
- Responde a perguntas antes mesmo de serem formuladas totalmente;
- Interrompe frequentemente as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dificuldade de aprendizagem
  • Dificuldades na Aprendizagem
  • DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM
  • Dificuldades da aprendizagem
  • Dificuldades de Aprendizagem
  • Dificuldade de aprendizagem
  • Dificuldades de aprendizagem
  • Dificuldades de aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!