dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita

Páginas: 26 (6321 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014


UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS - CESP
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA















PROJETO DE PESQUISA

A PRODUÇÃO DE TEXTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ENTRE ALUNOS DE 8º E 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PARINTINS.Parintins – Amazonas
2009

GISELE DE BRITO LAVOR






PROJETO DE PESQUISA

A produção de texto no ensino fundamental: estudo das dificuldades de aprendizagem entre alunos de 8º e 9º ano de uma escola publica da cidade de Parintins.






Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade do Estado do Amazonas como requisito para aquisição de notaparcial na disciplina Pratica de Ensino de Lingua e Literatura Portuguesa II: Estagio Supervisionado, ministrada pelo Prof.MSc. Valdson de Souza Soares, no Curso de Licenciatura Plena em Letras–Língua Portuguesa.







ORIENTADOR: PROF. MSc. VALDSON DE SOUZA SOARES









Parintins- Amazonas
2009SUMÁRIO




1. IDENTIFICACÃO
1.1 TEMA
1.2 DELIMITACÃO DO TEMA
1.3 ORIENTADANDO (A)
1.4 ORIENTADOR
1.5 ORGANIZACÃO
2 INTRODUÇÃO
3. PROBLEMA
4. HIPOTESE
5. JUSTIFICATIVA
6 OBJETIVOS
6.1 Objetivos gerais
6.2 Objetivos específicos
7. REFERENCIAL TEORICO
8. METODOLOGIA
9 CRONOCRAMA DE ATIVIDADES
10. REFERENCIAS
11. OBRAS CONSULTADASPROJETO DE PESQUISA



1. Identificação:

Tema: Aquisição e aprendizagem na língua escrita.

Delimitação do tema: A produção de texto no ensino fundamental: estudo das dificuldades de aprendizagem entre alunos de 8º e 9º ano de uma escola publica da cidade de Parintins.

Orientando (a): Gisele de Brito Lavor

Orientador: Prof. MSc. Valdson de Souza Soares


Organização:Universidade do Estado do Amazonas.

















INTRODUÇÃO


O presente projeto tem por objetivo apresentar: “A aquisição e aprendizagem na língua escrita”, o qual tem por finalidade investigar como são produzidas as diversas modalidades textuais no processo de ensino e aprendizagem. Por esse motivo, a temática pode colaborar para a melhoria na qualidade de ensino dasescolas a partir das inquietações verificadas durante o Estágio Supervisionado I e II. Onde se pôde observar de perto as dificuldades enfrentadas pelos professores do Ensino Fundamental no que se refere ao trabalho desenvolvido a partir da utilização de textos diversificados com os alunos do 8° e 9° das escolas públicas da cidade de Parintins.
Ao elaborar este projeto científico, sentiu-sea necessidade de novas pesquisas que estejam voltadas as produções de textos diversificados no Ensino Fundamental. Por isso, supõe-se que as propostas aqui apresentadas, possam desenvolver o conhecimento crítico dos alunos fundamentado sempre nas práticas de produção utilizadas pelos docentes no contexto das salas de aula.














1. PROBLEMA:

Tendo como temática“Aquisição e aprendizagem da língua escrita”, este projeto visa à compreensão dos fenômenos do ensino que são refletidos sobre o retrospecto das dificuldades do texto escrito desenvolvidos pelos alunos do Ensino Fundamental no espaço de sala de aula. Por isso, ao fazer uso de diversos textos com alunos do 8° e 9° ano, o professor deve conduzi-los a um contato imediato com pequenas frases.
A partirde então, o método seguinte restringe-se a organização e seleção de ideias, que resulta na grafia adequada ao contexto das produções textuais. Dessa forma, as práticas escritas devem estar de acordo com a qualidade de texto empregado conforme a sua modalidade.
Essa concepção se torna útil quando são aplicados métodos que possam ajudar os alunos a tornarem-se bons escritores, sendo que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dificuldades de aprendizagens na leitura e na escrita
  • dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita
  • Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita
  • Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita
  • Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita
  • Dificuldades de aprendizagem: leitura e escrita
  • dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita
  • dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!