DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM

Páginas: 8 (1816 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2013
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM


É o atraso no aparecimento da fala, evidenciado na emissão das palavras, na expressão do pensamento ou da vontade da criança.

A leitura e escrita não podem ser consideradas atividades isoladas no processo de desenvolvimento da criança. Estas duas etapas gráficas fazem parte da evolução da linguagem que se inicia logo nos primeiros dias de vida da criança.A primeira etapa do funcionamento verbal é a aquisição do significado. Nesta etapa, a criança adquire a noção e a função dos objetos que a rodeiam atribuindo-lhes um significado social. No início de sua interação com o meio ambiente, a criança não tem noção dos objetos, nem estes, despertam qualquer tipo de resposta emocional ou comportamental, pois não têm quaisquer significados. É através daobservação e da experimentação que a criança relaciona os objetos aos seus respectivos significados.

A segunda etapa é a compreensão da palavra falada. Os objetos que adquiriam significado para a criança são associados aos seus nomes.

A terceira etapa é a expressão da palavra. Apesar da criança já ter adquirido o significado dos objetos e a compreensão da palavra falada, os sons emitidos porela pouco se assemelham aos sons emitidos pelos adultos. É a partir desta fase, que o comportamento vocal (fala) da criança começa a se assemelhar à fala do adulto, pois a criança compara os sons que emite aos sons falados pelos adultos e imita-os.

Portanto, a fala se desenvolve por imitação e, é neste sentido, que uma criança surda, geralmente não passa da etapa do balbucio porque não conseguecomparar nem imitar os sons emitidos por ela com as palavras faladas pelos adultos.

A quarta e quinta etapa é respectivamente, a compreensão da palavra impressa (leitura) e a expressão da palavra impressa (escrita). Estes seriam, portanto, os estágios superiores do desenvolvimento da linguagem.

Neste processo de desenvolvimento pode-se observar que as etapas que envolvem a "compreensão" sãoanteriores às etapas que envolvem a "expressão".

Aliada a seqüencialização destas etapas há a interdependência da mesma, acarretando com isso, que cada etapa do desenvolvimento verbal sofra influência da etapa anterior e influencie na etapa posterior. Desta maneira, qualquer dificuldade e/ou problema que por ventura afete uma determinada etapa, a posterior também será afetada.

A leituraenvolve, primeiro a identificação dos símbolos impressos (grafemas) e o relacionamento destes símbolos com os sons que eles representam. No início do processo de aprendizagem da leitura a criança tem que diferenciar visualmente cada letra impressa e, perceber que cada símbolo gráfico tem um correspondente sonoro.

Se a associação entre palavra impressa e som não for realizada, a criança não poderáler, pois as letras e as palavras não terão correspondentes sonoros.
Mas, para ler, não basta apenas realizar a decodificação dos símbolos impressos, é necessário que exista também, a compreensão e a análise crítica do material.

A compreensão não é nada mais do que relacionar as palavras que são decodificadas aos seus respectivos significados (objetos). Sem compreensão, a leitura deixa de terinteresse e de ser uma atividade motivadora, pois nada tem a dizer ao leitor. Na verdade só se pode considerar realmente que uma criança lê quando existe a compreensão. Quando a criança decodifica e não compreende, não se pode afirmar que ela esteja lendo.

A última fase do processo da leitura é a análise crítica acerca do material impresso que foi decodificado e compreendido. Ao se ler uma fraseou um texto, o leitor deverá reagir às idéias impressas, as reações podem ser emocionais ou intelectuais.

Independente do tipo de reação. Se for emocional, intelectual ou as duas, a análise do conteúdo lido é sempre feita partindo de referencias internos do próprio leitor. Cada indivíduo vai construindo, de acordo com sua experiência, um referencial de idéias e pensamentos servem de base para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dificuldade de aprendizagem
  • Dificuldades na Aprendizagem
  • Dificuldades da aprendizagem
  • Dificuldades de Aprendizagem
  • Dificuldade de aprendizagem
  • Dificuldades de aprendizagem
  • Dificuldades de aprendizagem
  • dificuldade na aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!