Dificuldade de aprendizagem

Páginas: 6 (1266 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

2.1 Relação do Professor com o aluno

Para FREINET (2002), a interação entre o mestre e o estudante é essencial para a aprendizagem, e o mestre consegue essa sintonia, levando em consideração o conhecimento das crianças, fruto de seu meio.
É de extrema importância que sejam utilizados métodos especiais de ensino  para que essas crianças possam progredir,entender melhor, se adaptar a esse novo mundo. Os professores devem garantir o bem-estar, assegurar o crescimento e promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, deve ter consciência da importância de criar vínculos com os seus alunos através das atividades cotidianas, construindo e reconstruindo sempre novos vínculos, mais fortes e positivos. A Professora Adriana tem total consciência doquão importante é a relação do aluno com o professor e se preocupa em manter essa relação sempre. Pude ver um exemplo de mestre ao entrevista-la, que procura também estar sempre conversando com os pais dos alunos, para juntos trabalharem com as dificuldades.


3.1 Dificuldades de Aprendizagem .
Leitura
JOLIBERT (1994) nos mostra o que é realmente ler:
Ler éatribuir diretamente um sentido a algo escrito, é questionar algo escrito como tal a partir de uma expectativa real numa verdadeira situação de vida. Ler é ler escritos reais, que vão desde nome de rua numa placa até um livro. No momento em que precisa realmente deles numa determinada situação de vida. É lendo de verdade desde o início, que alguém se torna leitor e não aprendendo primeiro a ler.(JOLIBERT, 1994, p. 15)
A criança tendo os estímulos do próprio ambiente conseguirá se adaptar e entender o significado de tudo que está ao ser redor, entendendo e conseguindo passar tudo para o papel.
Curto (2000) nos diz que as crianças devem aprender a olhar e a escutar, ou melhor, elas é que precisam ser olhadas mais e ouvidas com mais atenção, devem acariciar e serem acariciadas,compreendidas e compreenderem.
A criança precisa ser motivada tanto pela família quanto pelo professor, que tem uma grande responsabilidade, deve usar artimanhas para que a criança saiba diferenciar, mudar erros na percepção, tanto visual como auditiva e as falhas de atenção.
A leitura é a extensão da escola na vida das pessoas. A maioria do que se deve aprender na vida teráde ser conseguido através da leitura fora da escola. A leitura é uma herança maior do que qualquer diploma. (CAGLIARI, 1989, p. 130).
Por isso deve-se ensiná-las passo a passo, com paciência e perseverança. Observando o bom resultado final, avaliado segundo a pedagogia nos orienta.
Escrita
Para CAGLIARI (1989) Um dos objetos mais importantes da alfabetização é ensinar aescrever. A escrita é uma atividade nova para a criança, e por isso mesmo requer um tratamento especial na alfabetização. Espera-se que a criança, no final de um ano de alfabetização, saiba escrever e não que saiba escrever tudo e com correção absoluta. Esse é um ponto importante e que relega a um plano secundário a preocupação com a ortografia durante primeiro ano escolar.
Muitasescolas tem o costume de querer ensinar as crianças rapidamente a aprender a escrever, porém não compreendem que devem ensinar aos poucos, usando métodos para que as incentive.
Como apresentado a aluna “j” tem uma professora que se preocupa com os alunos, usando métodos qualificados, para direcionar as crianças nos caminhos certos.
Podemos dizer que a linguagem escrita faz parte darealidade em que a criança nasce (CURTO, 2000, p.75). O papel da família também é sempre fundamental. Os pais devem saber usar diferentes tipos de comunicação desde o nascimento da criança, contando histórias, cantando, para que a criança comece desde pequena a perceber as diferençar que existem no mundo, o que vai ajudá-la por toda sua vida. Os pais e professores devem evitar repreender a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dificuldade de aprendizagem
  • Dificuldades na Aprendizagem
  • DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM
  • Dificuldades da aprendizagem
  • Dificuldades de Aprendizagem
  • Dificuldade de aprendizagem
  • Dificuldades de aprendizagem
  • Dificuldades de aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!