DIFERENÇAS ENTRE SISTEMAS GERENCIAIS DE EMPREENDEDORES E OPERADORES DE PEQUENOS NEGÓCIOS

451 palavras 2 páginas
DIFERENÇAS ENTRE SISTEMAS GERENCIAIS DE EMPREENDEDORES E OPERADORES DE PEQUENOS NEGÓCIOS

RAE - Revista de Administração de Empresas • Out./Dez. 199

Louis Jacques Filion
Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Ottawa, MBA pela HEC (the University of Montreal Business School), Ph.D. em Entrepreneurship pela Universidade de Lancaster e Professor responsável pela cadeira de Entrepreneurship Maclean Hunter da HEC.

Como pensam e gerem os executivos de pequenas empresas, desde a fundação das mesmas. Essa é a ideia original da pesquisa de Filion, que, entre 1985 e 1993, entrevistou 116 gerentes proprietários (com mais de 50% de ações) de empresas de pequeno porte, a fim de verificar como estes se enquadram nos elementos de planejamento, organização, comando e controle (POCC) de Fayol.
Com uma divisão inicial entre empreendedores e operadores, é possível realizar uma comparação detalhada da diferença de pensamento entre estes dois “polos”.
Empreendedores são visionários, sabem identificar em que área irão atuar e, para isso, criam uma arquitetura de negócios que molda os rumos de onde eles querem chegar com a empresa. Também são fiéis à causa, dão a vida à empresa e geralmente têm um relacionamento muito bom com seus colaboradores. Estes são selecionados com base em onde podem chegar e geralmente crescem junto com a empresa, trabalhando com o mesmo afinco de seus superiores.
Outra característica do empreendedor é saber monitorar a empresa, para a correção de erros. Empreendedores também têm facilidade de aprendizado, moldando a empresa conforme surgem novas foras de administrar.
Como consequência, geralmente empresas empreendedoras têm um crescimento maior e mais rápido.
Já os gerentes operadores executam todas as tarefas relevantes dentro da empresa. Geralmente os operadores selecionam sua área de atuação com base em sua experiência. Centralizando as decisões, empresas com gerentes operadores dificilmente sobrevivem sem estes, que por

Relacionados