Diferentes pap is sociais no Mercado Popupar da Uruguaiana resolu o ou administra o de conflitos

554 palavras 3 páginas
Diferentes papéis sociais no Mercado Popupar da Uruguaiana: resolução ou administração de conflitos
Olá a todos,
Abrimos este tópico para dialogar sobre os conflitos em nossa sociedade. Tema este trabalhado em uma visão geral na primeira aula – e que discutimos novamente na aula 6 – o qual é profundamente trabalhado pelo texto complementar da aula 1 “Sem conflitos. Entre o sonho e o pesadelo da apartação no Rio de Janeiro” do professor doutor em Ciências Sociais e Coronel Jorge da Silva.
Já delineamos, então, as primeiras linhas para entender a diferença entre resolver e administrar um conflito social. A abordagem de Jorge da Silva nos dá exemplos claros da dificuldade, ou pouca efetividade, na crença de que é possível extirpar ou resolver um conflito, o eliminando da sociedade.
Portanto, é preciso mudar a visão do conflito: as relações sociais são compostas por tensões e conflitos que são parte inerente e constitutiva do tecido social, ao invés de serem motivo de rupturas na organização social.
Vimos que há diferentes formas de administração de conflitos, envolvendo atores distintos, para a manutenção da segurança no ordenamen­to do espaço público. Procure debater sobre pelo menos uma das seguintes questões, com base nas postagens dos colegas e tutores feitas neste mesmo tópico e, principalmente, com base nas suas próprias leituras:
Como se dá a articulação entre Estado, camelôs do Mercado Popular da Uruguaiana (MPU), polícia Civil, Militar e Guarda Municipal?
Qual o papel/relação de cada um desses atores com a segurança pública, considerando o contexto do MPU?
Como se dá a percepção de (i)legalidade para o Estado e para os camelôs do MPU?

As vezes fica difícil para uma pessoa decidir se deve continuar com seu trabalho na ilagalidade ou se deve procurar seus direitos e deveres, pois o compromentimento com a regularização nem sempre lhe trás benefícios. Como para muitos essa dúvida nem existe, se jogam pelas ruas exercendo as mais diferentes funções, encontrando

Relacionados