Diferente De Outras Representa Es Cinematogr Ficas Acerca Da Esquizofrenia

877 palavras 4 páginas
Diferente de outras representações cinematográficas acerca da esquizofrenia, o documentário “Estamira” traz a verdade nua e crua, sem maquiagens e sem a possibilidade de interpretação equivocada do ator. Ali o fenômeno se mostra sem artifícios e por este mesmo motivo a análise torna-se mais precisa, reduzindo a margem de erros.

Tudo indica que Estamira levou uma vida tipicamente normal até a metade da sua vida, quando o acúmulo de atos atípicos encaminhou-a ao quadro da esquizofrenia. O segundo estupro sofrido, possível fator desencadeante do quadro, é como se fosse a gota d’água para que desacreditasse em Deus e na vida que vivia antes. Seus delírios, frutos do distúrbio nada mais é que a maneira como seu aparelho psíquico encontrou para transportar o insuportável mundo real para um “lugar” inacessível.

Objetivando correlacionar os sintomas positivos e negativos da esquizofrenia com os sintomas apresentados no filme, percebi a quase ausência dos sintomas negativos. Não identifiquei retração social (ela lidava bem com a família, os amigos, os colegas de trabalho), nem havia nenhum sinal de empobrecimento de linguagem e pensamento, ao contrário, Estamira mostrava-se inteligente e falante, muito produtiva. Não havia também diminuição da fluência verbal, da volição e nem lentificação psicomotora.

Quanto ao distanciamento afetivo é arriscado apenas pelo documentário falar se houve ou não. Ela poderia ser daquele jeito com as pessoas a vida toda e em momento algum alguém relata que depois da esquizofrenia ela tenha ficado menos afetuosa. Há uma cena, com flash em preto e branco e sua voz em off que Estamira diz “Visivelmente, naturalmente se eu me desencarnar eu tenho a impressão que serei muito feliz e talvez eu poderia ajudar alguém. Porque o meu prazer sempre foi esse: ajudar alguém.”. Se por um lado esta fala pode revelar desejos inconscientes de morrer ,“desencarnar”, por outro revela que os outros não são indiferentes para Estamira, que ela

Relacionados