Diferenciação entre aldoses e cetoses

Páginas: 2 (324 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
Com auxílio de quatro pipeta graduada, mediu-se 5 mL de sacarose, 5 mL de Glicose(C6H12O6), 5mL de Maltose(C12H22O11) e 5 mL de água(H2O) que fora colocadas em 4 tubos de ensaio distintos, emseguida, colocou-se 5 mL do reativo de Seliwanoff nos 4 tubos, logo levou-se a banho e maria.
Observou-se durante dez a vinte minutos aproximadamente os quatro tubos de ensaio, para poder notar asreações e suas velocidades. Logo pode-se notar, que por motivos discutidos e abaixo descritos, que a reação com a sacarose, foi a primeira a reagir, em uma velocidade muito superior as outra reações, quepor sua vez reagiu, porém mais tardiamente.
O motivo da sacarose ter reagido primeiramente, é simples, podendo-se notar que a sacarose possui em sua molécula uma grupo cetona, que por sua vezreage mais rápido e mais intensamente, por que a formação de furfural(C5H4O2), que é o que acontece na mudança de cor, e na reação, é mais fácil de acontecer e acontece em temperaturas mais amenas, doque o hidroximetilfurfural(C6H6O3), que acontece na maltose e na glicose, que possuíam comprovadamente através do teste descrito, que continham grupos funcionais aldeídos, formando ohidroximetilfurfural(C6H6O3), que tem sua formação mais difícil. A reação não aconteceu com a água por não ter grupo aldeído e não conter grupo cetona. Provando assim a reação.

SACAROSE reativo SeliwanoffRepresentação da formula estrutural do furfural

4
GLICOSE reativo deSeliwanoffRepresentação da formula estrutural
do hidroximetilfurfural

MALTOSE reativo de Seliwanoff...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CARACTERIZAÇÃO DE CARBOIDRATOS, COM DIFERENCIAÇÃO DE ALDOSE E CETOSE, E A PRESENÇA DE AÇUCARES REDUTORES
  • Cetose
  • diferenciação
  • Diferenciação
  • Diferenciação
  • diferenciação
  • Diferenciação do Eu
  • Diferenciação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!