Diferenciação celular

Páginas: 6 (1476 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
Introdução


A diferenciação celular é o conjunto de processos que transformam uma célula embrionária indiferenciada em uma célula especializada.
Os seres vivos pluricelulares são constituídos por diferentes tipos de células, cada qual com uma diferente função. As diversas células do organismo permitem que os órgãos e tecidos desempenhem atividades distintas. À medida que se formam noorganismo, certas células passam a exercer com eficiência, algumas funções que outras células também realizam, mas com menor eficiência. Existem células diferenciadas para secreção, para responder a estímulos químicos e mecânico, musculares etc.
Um organismo animal pode apresentar, por exemplo, células com diferentes formas. A forma dessas células está diretamente relacionada com a função que exercemem seus respectivos tecidos.


















O processo de diferenciação iniciou-se na evolução, com o aparecimento dos primeiros seres pluricelulares, que se originaram de seres unicelulares. A diferenciação aumenta muito a eficiência de um conjunto, mas torna as células dependentes umas das outras.
Cada célula especializada trabalha na função que exerce com maioreficiência. O organismo animal apresenta diversos tipos celulares, com funções específicas, resultados, por sucessivas divisões mitóticas, do óvulo fecundado ou zigoto. Depois da fecundação, o zigoto sofre repetidas divisões, produzindo células cada vez menores, chamadas de blastômeros, até que se forma uma massa celular compacta, quando o embrião passa a se chamar mórula. Aos poucos, vai se formando umacavidade na mórula, cheia de líquido, a blastocele. Depois de numerosas divisões celulares e da formação da blastocele, o embrião se torna uma massa de células com uma cavidade central e passa a se chamar blástula.
Até esta fase, o embrião não cresce de tamanho, há só um aumento do número de células, que se tornam cada vez menores. Isso se deve ao fato de que a maioria das vias sintéticas estarembloqueadas e as células dependerem das macromoléculas pré-formadas, já presentes no zigoto. O DNA é a única macromolécula que é sintetizada após a fertilização até a fase de blástula, pois não existe reserva de DNA para os novos blastômeros.
Após a blástula, há um processo chamado gastrulação, onde é formado um embrião com três folhetos germinativos, denominado gástrula. A gastrulação estabeleceuma nova condição para as células do embrião, onde ocorre o início da síntese de proteínas e RNA, com o consequente crescimento do embrião, movimentos celulares que dão origem aos três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma) e a fixação do destino das células embrionárias.
O destino das células embrionárias na gastrulação é muito importante, pois indica que nessa fase ocorremmodificações nas células embrionárias que determinam seu futuro. Então, na fase da gástrula, há uma determinação do destino das células, que não pode ser facilmente alterado. Antes da gástrula, as células transplantadas se tornam semelhantes às do lugar onde foram colocadas e após a gástrula, as células se diferenciam de acordo com o lugar onde foram retiradas.
Cada célula é dotada de duascaracterísticas: a diferenciação e a potencialidade. Diferenciação é o grau de especialização da célula e a potencialidade é a capacidade que a célula tem de originar outros tipos celulares. Quando numa célula, a potencialidade for maior, menor será a diferenciação e vice-versa. O óvulo e os primeiros blastômeros da maioria das espécies animais podem originar qualquer tipo de célula. Essas células possuem omaior grau de potencialidade e seu grau de diferenciação é zero. O óvulo e os blastômeros dessas espécies são chamados de totipotentes e podem originar um organismo completo, como a própria célula-ovo. Esta condição é a que torna possível o desenvolvimento de gêmeos idênticos.
A simples multiplicação dos blastômeros não seria capaz de originar um organismo. Mas o zigoto possui no seu DNA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diferenciação celular
  • Diferenciação celular
  • diferenciacao celular
  • Diferenciacao celular
  • Diferenciação celular
  • Diferenciação celular
  • Diferenciação celular
  • Diferenciação celular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!