Diferen as G nero Identificados na Escala de Auto Efic cia

1795 palavras 8 páginas
DIFERENÇAS DE GÊNERO IDENTIFICADOS NA ESCALA DE AUTO-EFICÁCIA NA FORMAÇÃO SUPERIOR – AEFS: UM ESTUDOS COM ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM. Juliane Santos Dias (Universidade Federal do Amazonas – UFAM).
(E-mail: julianesdias@ig.com.br) Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas (Universidade Federal do Amazonas – UFAM). E-mail: suelymascarenhas1@yahoo.com.br Resumo:
Este estudo parte de uma investigação mais ampla, realizada ao abrigo do projeto de pesquisa objeto do processo 401.468/2009/7 /CNPq, avalia informações acerca da Auto-Eficácia de estudantes do ensino superior. A Auto- Eficácia de acordo com a teoria de Bandura é definida como as crenças das pessoas em suas capacidades de produzir efeitos desejados por meio de suas próprias ações. Nesta perspectiva acreditamos que este conceito se refere basicamente naquilo que cada pessoa acredita poder fazer com suas habilidades em determinadas situações. A Auto-Eficácia é um padrão de comportamento humano aprendido e não geneticamente herdado, começando na infância e se estendendo durante toda a vida. Nessa visão pode-se dizer que o meio no qual a pessoa convive pode influenciar no desenvolvimento da Auto – Eficácia. É uma investigação transversal na perspectiva quali-quantitativa. Os dados apresentados foram obtidos com base em uma amostra de n= 1125 estudantes do ensino superior da UFAM, sendo (55,3%) do sexo feminino, (36,7%) do sexo masculino e (7,9%) não informado, com idade entre 15 e 64 anos. Neste estudo analisa-se com apoio do programa estatístico SPSS versão 15.0, a ocorrência do fenômeno junto a universitários da UFAM, diagnosticados e avaliados com aplicação da Escala AUTO EFICÁCIA NA FORMAÇÃO SUPERIOR – Polydoro,S.A.J e Guerreira,D.C. (2008) Os resultados indicam diferença de gênero, como se observa nos indicadores psicrométricos dos itens: 18. Quanto eu sou capaz de esforçar-me nas atividades acadêmicas? (F= 2,931; p<. 01); 23. Quanto eu sou capaz de

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas