DIFEREN AS E CARACTER STICAS ENTRE O ARTIGO CIENT FICO E O JORNAL STICO

Páginas: 3 (715 palavras) Publicado: 7 de junho de 2015
DIFERENÇAS E CARACTERÍSTICAS ENTRE O ARTIGO CIENTÍFICO E O JORNALÍSTICO

Segundo a ABNT (NBR 6022, 2003, p.2), o artigo científico pode ser definido como a “publicação com autoria declarada, queapresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.
De acordo com Azevedo (2001, p.82), artigo científico “é um texto escrito para ser publicado numperiódico especializado e tem o objetivo de comunicar os dados de uma pesquisa, seja ela experimental quase experimental ou documental”.
Como o próprio nome já nos revela, caracteriza-se por um textocientífico cuja função é relatar os resultados e conclusões de um tema abordado, sendo esses calcados de originalidade, provenientes de uma dada pesquisa. Dessa maneira, ele, materializado sob aforma de um relato acerca dos resultados originais de um estudo realizado, torna-se publicamente conhecido por meio de revistas científicas, as quais possuem uma seção destinada a esse fim. Em geral, éuma produção de 40 ou menos páginas, ou pode ser também o resultado de sínteses de trabalhos maiores elaborados em número de três ou quatro estudantes, em substituição às teses e dissertações.
Em suaestrutura características importantes deverão estar contida como: clareza, concisão, criatividade, correção, encadeamento, consistência, contundência, precisão, originalidade, extensão, especificidade,correção política e fidelidade.
Com relação à indagação acima e aos aspectos relacionados ao futebol, um artigo científico tem a incumbência de apresentar o resultado ou os resultados de um estudodesenvolvido através de uma pesquisa, como por exemplo: (comparação de parâmetros de desempenho aeróbicos entre jogadores de diferentes posições e níveis competitivos no Brasil), publicado pela Rev.bras. educ. fís. esporte vol.27 no. 2 São Paulo Apr./June 2013 Epub Apr 16, 2013.
Sendo assim, este deve ser escrito de forma clara, direta, concisa e objetiva, para apresentação das conclusões do tema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TG Artigos Jornal Sticos E Artigos Cient Ficos
  • Artigos Jornal Sticos E Artigos Cient Ficos
  • Artigos jornal sticos e artigos cient ficos unip
  • Artigo Cient Fico E Texto Jornal Stico
  • As Caracter sticas Das Pol ticas Sociais Brasileiras No Per odo De 1960 A 1980 Artigos Cient ficos
  • Artigo Cient Fico Navegapara
  • Estrutura Artigo Cient fico
  • ARTIGO CIENT FICO 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!