Diferen As E Analogias Reabilitar Reconstruir Restaurar Revitalizar

1181 palavras 5 páginas
REABILITAR, RECONSTRUIR, RESTAURAR, REVITALIZAR: DIFERENÇAS E ANALOGIAS

Boa Vista-RR
2015

Introdução
A natureza deste trabalho é reflexiva com a intenção de discutir os vários termos partindo dos conceitos definidos por várias cartas e declarações patrimoniais disponibilizadas pelo IPHAM e outros autores. Visto que temos consciência limitada de tais assuntos que exige uma pesquisa muito mais ampla para sua discursão.
Na arquitetura o uso dos termos que levam os prefixos REs (revitalizar, reabilitar...) levantam muitas discursões pelo uso errôneo dos tais conceitos que na prática se distinguem um do outro. Muitos autores criticam os mesmos por serem usados apenas como modismo oportunistas de outros idealizadores que acabam por confundir os conceitos de cada conceito.

Reabilitar, Reconstruir, Restaurar, Revitalizar: Diferenças e Analogias

O termo reabilitar ainda é muito novo e bastante usado pelos arquitetos e profissionais de outras áreas, tendo surgido pelo século XIX o conceito é um ramo de intervenção da arquitetura na conservação de patrimônios construídos. Onde reabilitar significa o reestabelecimento dos direitos, proporcionar melhorias ao habitat devolvendo e ao seu objetivo de antes. Isso não significa que o objeto, a coisa a ser reabilitada, voltará a funcionar como antes mesmo com funções desatualizadas do seu tempo, porém requalificando-o a servir de forma eficiente as necessidades dos seus usuários. Sim até porque existe constantes mudanças e uma antiga função do objeto pode ter ficado obsoleta no tempo e cair no desuso, nisto é preciso dar o suporte para tal onde ele possa ser reinserindo em sua consideração. CHOAY (1988:573) conceitua o termo como "a ação de recuperar a estima e a consideração". Não cai bem dizer que reabilitar seria uma reposição da totalidade, isto já se encaixaria em outro conceito o de restauração. Tanto um como o outro é um dos aspectos fundamentais da conservação.

b)

Relacionados