Diferen as entre Hiperm dia e Multim dia E a Import ncia da interface Homem m quina

540 palavras 3 páginas
Diferenças entre Hipermídia e Multimídia

Segundo Levy (1999) o termo multimídia significa aquilo que emprega diversos suportes ou diversos veículos de comunicação. Com base nessa afirmação podemos perceber que multimídia é um termo bastante amplo, abrangendo todas áreas de nossas vidas. Para ser mais claro, os "componentes" que formam o conceito de multimídia são: os sentidos (visão, audição, tato...), meios de comunicação (Televisão, rádio, jornal, internet...), tipos de representação (escrito, vídeo, áudio, imagem, símbolos...). Em resumo: multimídia é a utilização de múltiplos meios para realizar a comunicação. A multimídia está presente no nosso cotidiano, aonde quer que olhemos podemos ver “recursos” que a compõe como CDs, DVDs, TVs interativas, vídeo games, celulares... Mas a WEB continua sendo o maior meio multimídia porque possibilita a criação, manipulação, armazenamento e busca por conteúdos dos mais variados tipos.
A hipermídia, de acordo com Vicente Gosciola (2004), é “o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e não linear, possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e, até, extrair textos, imagens e sons cuja sequência constituirá uma versão pessoal desenvolvida pelo usuário”. Em outras palavras, hipermídia é o meio e a linguagem das “novas mídias” como, por exemplo, a internet, jogos, cinema 3D, vídeos interativos, TVs interativa. É praticamente uma “tendência” de a tecnologia desenvolver, cada vez mais, novas ferramentas que trazem interatividade e dinamicidade para com o usuário.

Importância da interface Homem-máquina

Interação humano-computador (IHC) é o estudo da interação entre pessoas e computadores. A interação entre humanos e máquinas acontece através da interface do utilizador, formada por software e hardware. Ela é utilizada, por exemplo, para algumas manipulações de periféricos de computadores e grandes máquinas como aviões e usinas

Relacionados

  • Informatica na educação
    9465 palavras | 38 páginas